O Embraer Está competindo por um projeto de licitação na Índia que pode levar à instalação de uma fábrica de aeronaves no país. A informação foi divulgada na quinta -feira (7) por Márcio Monteiro, vice -presidente de inteligência de mercado da Embraer Defense and Security, Durante o evento com empreendedores em Mumbai, na Índia, de acordo com o executivo, o projeto tem o potencial de se tornar o maior contrato da história da empresa.
O foco da proposta é o cargueiro militar do C390 Millennium, citado para substituir a frota de transporte médio da Força Aérea Indiana. Para permitir a nacionalização da produção, a Embraer fez uma parceria com o grupo indiano Mahindra.
“Vamos basicamente ter uma fábrica de aeronaves Embraer na Índia, fazendo essas aeronaves”, disse Monteiro, observando que o país asiático pode se tornar um centro regional para também servir mercados vizinhos.
Leia também:
A Embraer expande o mercado na África e fecha o acordo com 10 Jets E195-E2
A tarifa não afeta a Embraer, que tem um resultado histórico, com registro em receitas e solicitações
Embraer corrige o resultado do segundo trimestre e registra um lucro de R $ 675 milhões
Monteiro também destacou o desempenho da Atech, a Companhia do Grupo Embraer, que fornece o software de gerenciamento de espaço aéreo usado no Brasil e na Índia. “No momento em que entramos no espaço aéreo indiano, estamos sob os cuidados do Embraer”, disse ele.
Além da área de defesa, o executivo apontou oportunidades no setor de aviação comercial, com ênfase nas linhas do E2, que possuem até 150 passageiros.
Embora ainda não haja ordens desses modelos no mercado indiano, Monteiro vê espaço para expansão. “O papel é o limite da aviação comercial para desenvolver mais negócios com a Índia”, disse ele.
A Embraer também anunciou a abertura de sua subsidiária no país e a inauguração de um escritório em Nova Delhi. “É um estado do estado da arte em que as empresas do setor aeroespacial estão concentradas”, disse ele.
Segundo ele, o movimento reforça o compromisso da empresa de agir na Índia como um parceiro tecnológico de longo prazo, não apenas como fornecedor.
Novos negócios na África
Além disso, a Embraer anunciou a conclusão de um contrato de leasing envolvendo dez jatos E195-E2. A aeronave, produzida no Brasil, será entregue à AirLink, a maior companhia aérea de serviço regional da África do Sul, através da Azorra Lease Company, com sede na Flórida (EUA).
A primeira entrega está programada para o final de 2025, com a conclusão do cronograma até 2027. A iniciativa reforça a parceria de longa data entre o Airlink e a Embraer, que começou em 2001. Atualmente, a empresa sul -africana opera uma frota composta por 68 jatos do fabricante brasileiro.
Liderança reforçada no continente
A negociação reafirma a presença estratégica da Embraer em mercados emergentes e em expansão. De acordo com Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Commercial Aviation, o E195-E2 é o jato de corredor único mais eficiente em sua categoria e se encaixa perfeitamente nos planos da Airlink.
“Estamos orgulhosos de ver o AirLink expandindo suas operações com o E2. Isso fortalece a parceria construída nos últimos 23 anos e prova o valor que nossa aeronave dá aos nossos clientes em todo o mundo”, disse Meijer.
A expansão da nova frota de jato geração marca um novo ciclo de modernização para o link aéreo e reforça o posicionamento da Embraer como um fornecedor estratégico para empresas que operam em mercados dinâmicos e de alta complexidade.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novo streaming