O setor comercial no Brasil se registrou, em 2023, uma força de trabalho de 10,5 milhões de pessoas, um crescimento de 3,5% em comparação com 2019; A pesquisa da IBGE aponta para um avanço expressivo de empresas que operam em comércio eletrônico; O comércio brasileiro atingiu a receita operacional líquida de R $ 7,1 trilhões em 2023.
Após o cenário instável causado pela pandemia Covid-19, o setor comercial no Brasil registrou uma força de trabalho composta por 10,5 milhões de pessoas, representando o crescimento de 3,5% em comparação com 2019.
A pesquisa IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado na quinta-feira (7), também aponta um avanço significativo das empresas que operam em comércio eletrônico, que quase dobraram em número, atingindo 3.700, um aumento de 97,6% no mesmo período.
O estudo também revela que o comércio brasileiro atingiu a receita operacional líquida de R $ 7,1 trilhões até 2023. O setor bruto adicionou R $ 1,2 trilhão, enquanto a soma dos salários, retiradas e outros pagamentos aos funcionários atingiram R $ 352,7 bilhões.
O total de empresas no campo atingiu 1,5 milhão, com 1,7 milhão de unidades locais, incluindo filiais.
Metodologia e escopo da pesquisa
Para realizar a Pesquisa Anual de Comércio de 2023 (PAC), a IBGE entrevistou 80.000 empresas de perfil comercial predominantemente em todo o país. A pesquisa abrangeu os segmentos de comércio de veículos, peças e motocicletas, atacado e varejo, além de 22 grupos diferentes de atividades econômicas.
A análise histórica mostra que, ao longo dos anos, o comércio atacadista e o varejista alternaram a liderança na receita operacional líquida. Depois de 2020, houve uma maior participação do atacado, mas em 2023 esse segmento teve uma ligeira queda e fechou o ano com US $ 3,5 trilhões, enquanto o varejo respondeu por US $ 2,9 trilhões e o comércio de veículos, peças e motocicletas totalizou US $ 646,2 bilhões.
Desempenho de segmentos e margens de lucro
Entre os 22 grupos de atividades analisados, a comercialização de veículos a motor foi o que perdeu mais representatividade, caindo 2,2 pontos percentuais entre 2014 e 2023, para 5,7% da receita total. Por outro lado, o atacado de matérias -primas agrícolas teve o maior avanço, aumentando 3,2 pontos percentuais, atingindo 6,3%.
No que diz respeito às margens de lucro, o varejo se destacou à maior taxa de 39,1%. Em seguida, o comércio de veículos, peças e motocicletas foi de 23,4%, superando o atacado, que obteve uma margem de 22,5% em 2023. A pesquisa também indica que, em termos de remuneração, o valor médio do setor atingiu o nível mais alto da série histórica, equivalente a dois salários mínimos por funcionário.
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