A Huawei fez dois de seus modelos de inteligência artificial abertos – uma iniciativa que, segundo especialistas em tecnologia, ajudará a empresa chinesa, incluída na lista de sanções dos EUA, continuará a expandir seu ecossistema de IA e ganhar espaço no exterior.
A gigante da tecnologia anunciou na segunda -feira a abertura do código da série da série Pangualém de parte de sua tecnologia de modelagem de modelos.
As medidas seguem a tendência de outras empresas de IA chinesas que continuam a apostar em uma estratégia de desenvolvimento de código aberto. Também na segunda -feira, o Baidu disponibilizou publicamente sua série de modelos de idiomas Ernie.
Leia também:
A Huawei é lançada no Brasil de R $ 33 mil, com tela que dobra em três
O fundador da Huawei diz que os chips ainda são “uma geração” atrás dos EUA
Taiwan Boicota Huawei e Smic da China e se alinha mais com a política comercial dos EUA
Especialistas disseram à CNBC que os mais recentes anúncios da Huawei não apenas reforçam seu posicionamento como desenvolvedor de modelos de linguagem de código aberto, mas também mostram seu fortalecimento em toda a cadeia de valor da IA, mesmo diante das restrições de exportação de chip de IA impostas pelos Estados Unidos.
Nos últimos anos, a empresa deixou de ser apenas uma empresa competente de telecomunicações privadas e se tornou um “gigante muscular de tecnologia, agindo em toda a pilha de hardware e software da IA”, disse ele Paul Triolo, sócio e vice-presidente sênior da China no Grupo Stonebridge da Consultoria DGA-Albright.
Na declaração de segunda -feira, a Huawei disse que fazer modelos de código aberto é outra medida importante dentro da “Estratégia de ecossistemas de ascensão” para acelerar a adoção da inteligência artificial em “milhares de indústrias”.
O ecossistema Ascend refere -se aos produtos de IA baseados na própria série Ascend Chip da empresa, amplamente considerada os principais concorrentes chineses contra os produtos americanos da NVIDIA, que atualmente enfrenta restrições para vender suas tecnologias mais avançadas para a China.
Uma estratégia de estilo do Google?
Modelo Pangu O código aberto permite que desenvolvedores e empresas testem e personalizem ferramentas de acordo com suas necessidades, explicou Lian Jye SU, analista -chefe da empresa de consultoria Omdia. “A medida deve incentivar o uso de outros produtos da Huawei”, acrescentou.
Segundo especialistas, a combinação de modelos Pangu E os próprios chips e produtos relacionados à AI da Huawei oferecem à empresa uma vantagem única, permitindo otimizar suas soluções e aplicativos de IA.
Enquanto concorrentes como o Baidu apostam em modelos de idiomas com amplas capacidades, a Huawei priorizou soluções especializadas para setores como governo, finanças e fabricação.
“A Huawei não é tão forte quanto empresas como Deepseek e Baidu no nível geral do software, mas isso não é necessário”, disse Marc Einstein, diretor de pesquisa da Counterpoint Research.
“Seu objetivo é, no final, usar produtos de código aberto para aumentar a venda de hardware, o que representa um modelo totalmente diferente dos concorrentes. A Huawei também colabora com a Deepseek, Baidu e outras empresas e continuará a fazê -lo”, acrescentou.
Ray Wang, o principal analista da Constellation Research, comparou a estratégia da Huawei, que passa do Chip ao Google Model, que também desenvolve chips e modelos de IA como Gemma, código aberto.
O anúncio desta segunda -feira também pode contribuir para as ambições internacionais da Huawei. A empresa, juntamente com nomes como o Zipu AI, vem expandindo gradualmente seu desempenho em mercados estrangeiros.
Na declaração, a Huawei convidou desenvolvedores, parceiros corporativos e pesquisadores de todo o mundo para baixar e usar seus novos produtos abertos para coletar feedback e melhorá -los.
“A estratégia de código aberto da Huawei tende a ter uma boa recepção nos países em desenvolvimento, onde as empresas são mais sensíveis aos preços, como em outros produtos de marca”, disse Einstein.
Como parte dessa estratégia global, a empresa também busca trazer suas soluções de data centers de IA para novos países.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.