O plano de Mark Zuckerberg é fazer com que o objetivo seja o líder de mercado em inteligência artificial. Os investidores querem saber como as políticas comerciais tarifárias do presidente Donald Trump afetarão essa estratégia.
Essas respostas podem começar a surgir nesta semana, com a estratégia de IA da meta levando o centro das atenções: a empresa sediará na terça -feira (29) sua primeira conferência de desenvolvedores com a marca LLAMA e divulgará seus resultados trimestrais no dia seguinte.
As empresas de tecnologia já começaram a comentar o impacto que esperam das tarifas de Trump.
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O diretor financeiro da Intel, David Zinsner, disse na quinta -feira (24), durante o lançamento dos resultados do primeiro trimestre, que as políticas comerciais dos EUA “aumentaram a chance de desaceleração econômica, com a probabilidade de uma crescente recessão”.
Enquanto isso, disse o diretor financeiro do Google, Anat Ashkenazi, no mesmo dia, também na conferência de resultados do primeiro trimestre, que a gigante da tecnologia ainda está comprometida com seu investimento de US $ 75 bilhões em despesas de capital este ano, mas reconheceu que “o tempo de entregas e cronogramas de construção” pode causar flutuações de trimestre a trimestre.
Por enquanto, os analistas esperam que a meta siga o exemplo da Alphabet e mantenha seu plano de gastar até US $ 65 bilhões em Capex para infraestrutura de IA este ano, quando você divulgar seus resultados na quarta -feira. Alguns analistas acreditam que a meta pode até aumentar esse valor, pois a IA é uma prioridade central para a empresa.
“Não esperamos que a meta reduza a orientação do CAPEX de US $ 60 bilhões para US $ 65 bilhões até 2025 para sua infraestrutura de Genai, porque eles vêem isso como um investimento importante de 10 anos, acreditamos”, escreveu os analistas do Needham em uma nota de pesquisa publicada na quarta -feira. “No entanto, as taxas aumentam o risco de revisão de custos”.
Os investidores também estarão cientes do evento Llamacon no escritório de Menlo Park, Califórnia, buscando sinais de que os investimentos da IA estão gerando impacto imediato nos negócios. Esta será a primeira vez que a meta realizará uma conferência de desenvolvedores focados exclusivamente na sua família de modelos de lhama.
“Os investidores querem ver o retorno de todos esses investimentos da IA e, embora a meta tenha mostrado benefícios claros ao usar a IA para melhorar seus produtos e acelerar o crescimento da receita, tem sido difícil quantificar esses benefícios”, disse Youssef Squali, analista de valores mobiliários da Truist Securities, disse CNBC.
Em abril, a meta lançou alguns dos novos modelos LLAMA 4, que, de acordo com Chris Cox, diretor de produtos da empresa, pode ajudar a alimentar os agentes de IA que executam tarefas para usuários por meio de navegadores e outras interfaces on -line.
É essencial que o objetivo continue melhorando a lhama para criar um grande negócio envolvendo agentes de IA que as empresas podem usar para interagir com seus clientes em aplicativos como o Facebook e o WhatsApp, disse o analista de William Blair, Ralph Schackart.
“O objetivo tem uma vantagem pioneira em escala em um mercado de vários trilhões de dólares”, disse Schackart em um email. “Acreditamos que o objetivo está muito bem posicionado para apreciar seus bilhões de usuários globais em várias plataformas”.
É improvável que a meta reduza seus investimentos em llama em breve, mas eventualmente deve considerar essa possibilidade se não puder gerar receita suficiente para justificar os custos, disse Ken Gawrelski, diretor -gerente de pesquisa de ação da Wells Fargo.
“Acreditamos que, com o tempo, o objetivo precisa continuar avaliando se a LLAMA precisa ser competitiva com os modelos mais avançados”, disse Gawrelski. “É uma proposta muito cara e, até agora, ao contrário do Google, a meta não monetiza seu modelo significativamente”.
Objetivo lá e o consumidor
Os analistas também estão seguindo de perto a meta -IA do assistente digital, pois representa o segundo pilar da estratégia de AI de Zuckerberg.
Zuckerberg disse em janeiro que acredita que 2025 “será o ano em que um assistente de IA altamente inteligente e personalizado chegará a mais de 1 bilhão de pessoas, e espero que o objetivo haja esse líder assistente”.
Em fevereiro, a CNBC informou que a meta estava planejando lançar um aplicativo independente da IA da meta no segundo trimestre e testar um serviço de assinatura paga, onde os usuários poderiam pagar mensalmente para acessar versões mais poderosas, como no ChatGPT.
Embora a enorme base de usuários da meta em sua família de aplicativos dê à meta uma vantagem sobre rivais, como o ChatGPT em termos de intervalo, os usuários não podem interagir com a meta da mesma maneira que fazem com outros aplicativos de bate -papo, disse o analista Deepak Mathivanan, do cantor Fitzgerald.
Gawrelski disse que as pessoas podem não querer usar a meta lá dentro do Facebook e Instagram, se tudo o que quiserem, assistir passivamente os vídeos curtos recomendados pelos algoritmos de meta.
“É por isso que um aplicativo separado para a meta da IA, onde o objetivo pode articular claramente seu caso de uso e proposta de valor, pode ser útil”, disse Gawrelski.
Independentemente da IA, um aplicativo pode ajudar a empresa a divulgar melhor o assistente digital e diferenciá -lo dos concorrentes, disse Debra Aho Williamson, fundador e analista da Sonata Insights.
“O ChatGPT tem uma consciência de marca tão ampla que se tornou um tipo de poço que em breve será muito difícil de superar”, disse Williamson.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.