Embora Wall Street tenha ficado satisfeito com os resultados trimestrais da Nvidia na quarta -feira, o CEO Jensen Huang disse que a empresa está deixando bilhões de receita em cima da mesa porque não pode mais vender para a China.
“O mercado chinês de US $ 50 bilhões [R$ 284,50 bilhões] Na verdade, está fechado para a indústria dos EUA ”, disse Huang a analistas no início de suas observações preparadas durante a teleconferência da conferência.“ Como resultado, estamos assumindo uma baixa contabilidade de vários bilhões de dólares em um inventário que não pode ser vendido ou reutilizado. ”
Leia também
Trump bloqueia os chips de venda para a China; As ações dos fabricantes caem
Nvidia relata receita de US $ 44,1 bilhões e um aumento de 73% na data dos data centers
As ações dos EUA aumentam antes dos resultados da NVIDIA
Mesmo sem acesso à segunda maior economia do mundo, a Nvidia registrou um crescimento de 69% na receita em relação ao ano anterior, atingindo US $ 44 bilhões (R $ 250,36 bilhões) no primeiro trimestre fiscal, excedendo as estimativas dos analistas. As ações aumentaram cerca de 4% nas negociações após o horário de trabalho, atingindo um nível que seria o mais alto desde janeiro, se permanecer assim até quinta -feira (29).
As ações da Nvidia estão altas este ano, após um começo difícil em 2025, aumentando a recuperação que elevou o valor de mercado da empresa em quase 240% em 2023 e mais de 170% no ano passado.
Ainda assim, Huang está deixando claro seu descontentamento com a situação na China.
Restrição de vendas à China
Em abril, o governo de Trump informou a Nvidia que seu processador H20 aprovado anteriormente para a China exigiria uma licença de exportação, que efetivamente cortou as vendas “sem período de carência”, disse a empresa na quarta -feira. O governo dos EUA destacou as preocupações de segurança nacional em relação à venda dos sofisticados chips de AI da Nvidia para um oponente principal.
O H20 foi introduzido pela NVIDIA depois que o governo Biden restringe as exportações de chips de IA em 2022. É uma versão em desaceleração projetada para cumprir os controles de exportação dos EUA.
A NVIDIA disse na quarta -feira que as vendas no último trimestre teriam sido de US $ 2,5 bilhões (US $ 14,22 bilhões) se a empresa pudesse vender os chips H20 durante o trimestre, em vez de parar em abril, quando recebesse a carta do governo. A empresa teve que cair em US $ 4,5 bilhões (R $ 25,60 bilhões) no inventário que não poderia mais usar.
No trimestre atual, a NVIDIA disse que era de US $ 8 bilhões (US $ 45,52 bilhões) em solicitações de chip H20 planejadas que agora terão que ser descartadas. A previsão da NVIDIA é de US $ 45 bilhões (R $ 256,05 bilhões) para o período atual, um número que seria aproximadamente 18% maior, se não fosse a restrição.
Impactos das restrições e visão de Huang
Na percepção do CEO, as restrições de exportação não estão apenas prejudicando a Nvidia, mas os EUA como um todo. Huang disse que a China “seguirá em frente” com ou sem as fichas da Nvidia, e que os pesquisadores chineses da IA recorrerão a chips e tecnologias locais de empresas como a Huawei.
“Os EUA basearam sua política no pressuposto de que a China não pode fabricar chips de IA”, disse Huang. “Essa suposição sempre foi questionável e agora está claramente errada”.
“A questão não é se a China terá IA”, acrescentou Huang. “Ela já tem.”
Cuidado em declarações e planos futuros
Embora Huang tenha se tornado cada vez mais público em suas divergências com a política de controle de exportação, ele tem muito cuidado para não criticar o presidente Donald Trump, que tem o hábito de dificultar a vida de empresas e indivíduos que se opõem abertamente a ele.
Huang agradeceu a Trump por revogar a iminente regra de “difusão da IA” que impôs cotas de chips de IA para a maioria dos países e o elogiou por ajudar a fechar acordos com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos para construir grandes centers de data centers no Oriente Médio. Ele disse que a Nvidia está construindo seus mais recentes chips e sistemas em solo americano, em um aceno ao plano de Trump de trazer alta fabricação de tecnologia para os Estados Unidos.
“Compartilhamos essa visão” da fabricação altamente automatizada com Trump, disse Huang.
No entanto, o CEO admitiu que a Nvidia não tem outra solução para a questão da China.
Quando perguntado na quarta -feira (28) se a empresa está trabalhando em um novo chip focado na China para vender na região ou se a Nvidia espera obter algum alívio da gerência, Huang disse que não há produto de substituição no momento e que os últimos limites dos EUA são “bastante rigorosos”.
“O presidente tem um plano”, disse Huang. “Ele tem uma visão e eu confio nele.”
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.
Siga os tempos Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC no Google News
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.