A Chevron anunciou na quarta -feira que está servindo as sanções dos Estados Unidos à Venezuela e que sua licença para operar no país havia expirado, segundo a AFP.
Observando que sua licença de produção havia aprovado a data de validade, a empresa petrolífera disse que “a presença contínua de Chevron na Venezuela permanece de acordo com todas as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo as sanções do governo dos EUA”, de acordo com um comunicado divulgado por ela.
Leia também
O saldo da Chevron supera o lucro, mas decepciona na receita
A Disney suspende os trabalhadores venezuelanos após a revogação do status protegido por Trump
Se o petróleo cair, os combustíveis terão uma redução, diz Magda Chambriard
Impacto das sanções na Chevron
Em fevereiro deste ano, o presidente Donald Trump anunciou a revogação da licença que permitiu à Chevron manter seu desempenho na Venezuela, depois que seu antecessor, Joe Biden, restaurar suas capacidades de petróleo em 2022. Antes de Biden, as sanções impostas ao primeiro mandato de Trump também afetaram a Chevron Chevron, as habilidades no mercado sul -americano.
A interrupção atual marca a última mudança da Chevron no país sul -americano, onde as eleições de fim de semana permitiram a maior consolidação de energia do partido do presidente Nicolás Maduro.
Em março, o Departamento do Tesouro autorizou o “acabamento” das transações da Chevron, revertendo uma licença de novembro de 2022 que permitiu à Chevron “retomar operações limitadas de extração de recursos naturais na Venezuela”, disse a agência.
Questões diplomáticas e políticas
No início deste mês, a Venezuela lançou um veterano militar dos EUA, Joe St. Clair, que havia sido detido desde novembro.
No entanto, o secretário de Estado Marco Rubio disse na semana passada que a licença de produção da Chevron expiraria na terça -feira (27).
A porta -voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, relatou a repórteres na terça -feira, quando perguntado sobre a isenção para a Chevron: “Isso [a licença] Expirará às 23:59 hoje à noite. ”
Embora a Chevron não possa mais produzir petróleo no país, a gigante do petróleo foi autorizada a manter equipamentos relacionados a esse tipo de trabalho na Venezuela, pois em um contexto restrito, supervisionado pelo Departamento do Tesouro dos EUA, informou a mídia americana na quarta -feira.
No domingo (25), o Partido Socialista Unido da Venezuela de Maduro venceu as eleições para governadores estaduais e membros da Assembléia Nacional.
O principal grupo de oposição, liderado pela figura popular Maria Corina Machado, pediu aos eleitores que se mudassem para evitar legitimar uma votação que ela descreveu como uma “farsa”.
Com as novas informações divulgadas, as ações da Chevron caíram 1,3% nas negociações da tarde.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Siga os tempos Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC no Google News