Uma nova plataforma que incentiva os usuários a compartilhar informações sobre avistamentos do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) nas proximidades estava nas proximidades, foi a mais baixa da loja de aplicativos da Apple nesta semana em meio a críticas das autoridades do governo de Trump, que afirmam que o pedido pode colocar os agentes em risco. As informações são da NBC News, do mesmo grupo que a CNBC.
O IceBlock, lançado em abril, ganhou destaque após um artigo da CNN sobre o aplicativo ser criticado pelo secretário da Casa Branca Karoline Leavitt e pelo diretor interino da ICE, Todd M. Lyons na última segunda -feira (30). Ambos expressaram preocupação com a segurança dos agentes em suas declarações sobre o pedido, afirmando que “os agentes estão enfrentando um aumento de 500% nos ataques”.
Joshua Aaron, o desenvolvedor do Iceblock, um aplicativo do Texas, chamou as recentes críticas do governo de “outra tática de medo do direito”, dizendo em uma entrevista por telefone com a NBC News na terça -feira (1) que seu pedido foi projetado para ser um apelo ao medo dos imigrantes de serem deportados. Ele disse que achava que estava “vendo a história se repetir” testemunhando situações como “5 -Year -Alands nos tribunais sem representação legal” e “estudantes universitários desaparecendo por suas opiniões políticas”.
“Quando vi o que estava acontecendo neste país, eu só queria fazer algo para resistir”, disse Aaron, um ex -membro que passou vários meses trabalhando no pedido. “Eu cresci em um lar judeu e, fazendo parte da comunidade judaica, tive a oportunidade de conhecer sobreviventes do Holocausto e aprender sobre o que aconteceu na Alemanha nazista, e os paralelos que podemos atrair entre o que está acontecendo agora em nosso país e a ascensão de Hitler ao poder são inegáveis”.
O aplicativo, que é gratuito e permite que os usuários relatem avistamentos de gelo anonimamente a oito quilômetros, tinham aproximadamente 95.200 usuários até segunda -feira, de acordo com Aaron. Ele disse que não recebeu o número de maçãs, desde que a Casa Branca e o ICE fizeram comentários públicos sobre o aplicativo.
O IceBlock está entre várias plataformas de crowdsourcing – incluindo o site Pessoas sobre artigos e o aplicativo Resistmap – que as pessoas nos EUA usaram para alertar os imigrantes em suas comunidades sobre a presença de gelo. Sua popularidade cresce em meio à repressão da imigração pelo governo Trump. Beats e protestos se seguiram em cidades como Los Angeles se tornaram mais comuns, pois o gelo intensificou as deportações dos imigrantes.
A Casa Branca defendeu suas políticas, afirmando no mês passado que o presidente Donald Trump “continua comprometido em fazer cumprir a lei federal de imigração – qualquer pessoa que esteja presente ilegalmente nos Estados Unidos corre o risco de deportação”.
Na conferência de imprensa da Casa Branca, na segunda -feira, Leavitt disse que não tinha visto o relatório da CNN sobre o IceBlock, mas descreveu o pedido como “um incentivo à violência contra agentes da lei que tentam manter nosso país seguro”.
Leia mais:
EUA e China aceleram a implementação do acordo comercial
Trump diz que deve começar a informar os países sobre tarifas dos EUA na sexta -feira
Quando perguntado sobre Iceblock, um porta -voz do gelo enviou NBC News A declaração anterior de Lyons, na qual ele chamou a CNN relatando de “nojento” e disse que o pedido “basicamente coloca um alvo na parte de trás dos agentes federais da lei”. Ele também expressou preocupação de que cobrir o aplicativo poderia incitar “a violência contra eles com um megafone nacional”.
A secretária de Segurança Interna Kristi Noem também falou sobre isso na terça -feira, dizendo: “Estamos trabalhando com o Departamento de Justiça para ver se podemos processá -los (CNN) por isso”.
“O que eles estão fazendo é incentivar ativamente as pessoas a evitar operações e atividades da lei”, disse ela a repórteres ao lado do presidente Trump na Flórida. “E vamos realmente atrás deles e processá -los em parceria com Pam, se pudermos. Porque acreditamos que o que eles estão fazendo é ilegal”.
A CNN não respondeu imediatamente ao comentário da NBC News.
A emissora emitiu uma declaração na plataforma X em resposta a Noem e DHS, dizendo que o IceBlock “é um aplicativo disponível publicamente para qualquer usuário do iPhone que queira baixá -lo. Não há nada ilegal para relatar a existência deste ou de qualquer outro aplicativo, nem esse relatório constitui promoção ou endosso pela CNN”.
Aaron, o desenvolvedor, também contestou as alegações do governo de que o Iceblock causaria danos.
“Este aplicativo é apenas para fins informativos, e eu sempre gosto de dizer que é para informar, não obstruir”, disse ele. “Queremos que as pessoas estejam seguras, para se proteger e suas comunidades”.
O IceBlock está disponível em dispositivos iOS; Também está disponível em vários idiomas e para pessoas visualmente e deficientes auditivas.
Como funciona o aplicativo?
Quando os usuários abrem o aplicativo, eles são solicitados a permitir que as notificações completas de tempo recebam atualizações reais de tempo em sua área. Depois de concordar, você pode ver um mapa da sua localização e uma lista de qualquer aviso de gelo relatado.
Se não houver, o aplicativo exibirá a mensagem “Sem avistamento relatado”. Uma pessoa pode relatar um avistamento pressionando um botão de adição e inserindo um endereço específico.
“Modelado a partir do Waze, mas para avistamentos de gelo, o aplicativo garante a privacidade dos usuários ao não armazenar dados pessoais, impossibilitando rastrear contas para usuários individuais”, diz o site do IceBlock.
Os usuários não podem fazer relatórios com o raio de oito quilômetros do qual é o telefone – uma medida de segurança contra relatórios falsos – e todos os relatórios expirarem automaticamente após quatro horas.
O aplicativo, que incentiva os usuários a “ver algo, tocar em algo”, não rastreia nenhum dado além do número de usuários, de acordo com Aaron.
Na semana passada, o IceBlock foi promovido por muitos usuários na plataforma de mídia social Bluesky. Aaron disse que também viu pessoas postando na X que o aplicativo os ajudou a evitar reuniões com gelo.
Desde que o IceBlock ganhou mais atenção, Aaron disse que enfrentou assédio on -line como comentários anti -semitas sobre ele nas redes sociais. Mas ele disse que ajudar outras pessoas a sentirem mais seguras a superar qualquer resposta negativa.
“Acho que se você pode salvar a vida de uma pessoa ou ajudar alguém a evitar uma situação horrível, já cumpri meu papel”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings