Lan Ho trabalhou como farmacêutico de varejo na Walgreens, ganhando cerca de US $ 120.000 por ano antes de decidir deixar seu emprego para iniciar uma empresa de café.
Conseguir a posição do farmacêutico não foi uma conquista fácil. Ela passou por uma década de ensino superior, onde se formou em química pela Lindenwood University, mestrado na Universidade de Harvard e doutorado em farmácia pela St. Louis’s Pharmacy College.
Apesar de tudo o que ele já havia investido, Ho disse que se sentiu infeliz trabalhando como farmacêutico de varejo. Um dia, ela teve uma epifania: “O que estou fazendo lá no fundo de Walgreens, tipo, escondido do mundo?”
“Acho que foi esse efeito acumulado de acordar diariamente se sentindo extremamente, extremamente infeliz e insatisfeito, e foi como um rebocador no meu coração, onde eu simplesmente não conseguia mais trabalhar com a farmácia”, disse Ho.
Foi esse sentimento que finalmente a impulsionou para mudar a trajetória de sua vida.
Hoje, aos 35 anos, ela é fundadora e CEO da Companhia de Café Milão Fat Vietnamita, que gera mais de US $ 500.000 por ano, de acordo com documentos analisados pela CNBC.
Raízes que cruzam fronteiras
Nascido em Oakland, Califórnia, e criado em St. Louis, Missouri, Ho cresceu em uma família de imigrantes. Seus pais eram refugiados do Vietnã e a incentivaram a seguir uma carreira em farmácia porque queriam que ela tivesse estabilidade.
“Quando você tem pais que vieram de um país devastado pela guerra … muitos dos seus anos mais impressionantes estão intimamente ligados à energia da sobrevivência”, disse Ho à CNBC.
“Basicamente, entrei na faculdade de farmácia porque meu pai achava que era a melhor coisa que eu poderia fazer por mim mesma. E tenho tanto respeito por ele que queria deixá -lo orgulhoso”, disse ele.
No entanto, durante a Faculdade de Farmácia, ela começou a se sentir muito insatisfeita e começou a experimentar idéias de negócios em paralelo. Ela tentou escrever blogs e até começou uma empresa de moda.
“O leite gordo não foi a primeira empresa que lançou. Na verdade, lançei vários outros empreendimentos, mas nenhum deles realmente decolou”, disse ele.
No final, ela percebeu que ao longo de sua vida como estudante, ela sempre foi uma ótima consumidora de café e tinha muito fascínio pela indústria. Essa foi a ideia de que ele decidiu apostar totalmente.
“Adoro a criatividade e a amplitude do café. No final, sinto que é um ritual”, disse ele. “Você vê tantas pessoas criando sua própria versão, adicionando sua cultura, seu estilo … e eu sempre fui muito fascinado pela indústria do café”.
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Deixando a farmácia
Em 2018, enquanto trabalhava em seu primeiro emprego como farmacêutico de varejo, Ho também experimentou sua empresa de café em paralelo. Em 2019, ela formalizou a empresa, criou uma LLC e registrou a marca “Fat Milk”.
Somente durante a pandemia em 2020, quando Ho ficou longe do trabalho por dois meses, ela finalmente teve mais tempo para se dedicar ao negócio: “Nesse dois meses, lancei o Fat Milk e, quando me pediram para voltar, eu disse que não”.
Ela deixou a Walgreens e fez um emprego temporário em uma empresa de telemedicina que lhe deu mais flexibilidade. Além de usar seus próprios recursos, ele também emprestou dinheiro de membros da família e morava no limite de cartões de crédito para financiar sua empresa de café.
“Eu diria que nos primeiros três anos … Meu estado mental era definitivamente uma mistura de sobrevivência e inspiração. Mas, ao mesmo tempo, era bastante volátil”, disse ela.
Março de 2022 foi um ponto de virada para Ho e seus negócios. Naquele mês, um diretor de elenco do programa de TV “Gordon Ramsay’s Food Stars” entrou em contato com ela como participante.
Algumas semanas depois, ela viajou de Illinois para Los Angeles, onde a série foi gravada. Ho chegou à final do programa e teve a oportunidade de introduzir leite gordo em Gordon Ramsay na televisão.
“Cheguei até o fim. Apresentei meus negócios a Gordon Ramsay e sabia que isso traria atenção nacional … foi o momento em que eu realmente comecei a crescer”, disse Ho. “Desde que voltei das gravações até agora, decidi que apostaremos nisso”.
Participar do programa trouxe dois grandes benefícios para o HO. Externamente, ela aumentou sua credibilidade e internamente ganhou confiança para pensar mais em seus negócios.
Em fevereiro de 2024, ela abriu a primeira cafeteria Fat Milk em Chicago. Ho também planeja abrir uma segunda loja em Naperville, Illinois, em 2026. Uma terceira unidade – a primeira parte fora do estado – está em andamento.
Ho afirmou que uma das maiores lições que aprendeu com essa trajetória foi como ocupar espaço e cuidar de si mesma ao longo do caminho.
“Foi isso que me permitiu criar novas oportunidades e narrativas para mim, o que, no final, me levou para onde estou hoje”, disse ela. “Se eu estivesse esperando permissão, ainda estaria esperando.”
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