O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva descreveu como “Extraordinariamente bom” a conversa telefônica que ele manteve na segunda de manhã (6) com o Presidente dos EUA Donald Trump.
Lula afirmou que o diálogo era amigável, direto e construtivoe marcou o início de uma nova fase nas relações diplomáticas entre os dois países.
“Às vezes você acha que as coisas não fluem bem, e a conversa acaba sendo muito amigável, de dois presidentes de dois países importantes, as duas maiores democracias do oeste”, disse Lula durante uma entrevista à TV Mirante, em Maranhão,
A chamada, que durou sobre 30 minutoslidou com temas comerciais e políticos. Lula apontou que o contato foi uma oportunidade para esclarecer pontos de divergência e Restaurar cooperação bilateral.
“Tivemos que conversar conosco, colocar nossos problemas em torno de uma mesa. Eu disse a ele o que pensei, ele me disse o que pensava e temos uma reunião de rosto -para a face”, disse o presidente.
Leia também:
Trump diz que começou a fazer negócios com Lula: ‘Nós nos conhecemos e gostamos um do outro’
Tarifa: a conversa entre Lula e Trump é “avanço concreto”, avalia a CNI
Amcham Brasil vê o diálogo Lula -Trump como um sinal de trégua após a queda de exportações
Negociações e tarifas
Segundo Lula, os dois líderes concordaram em Continuar negociações através de suas equipes.
Design de Trump Secretário de Estado, Marco Rubiopara coordenar o diálogo com o Vice -presidente Geraldo Alckmino Chanceler Mauro Vieira e o Ministro das Finanças, Fernando Haddad.
Durante a conversa, Lula reiterou o pedido para os Estados Unidos Remova a sobretaxa de 40% imposto a produtos brasileiros e Revogar as restrições às autoridades nacionaisEntre eles, o bloqueio de entrada dos membros do judiciário e do executivo.
“Não há sentido na tributação que tenha sido feita ao Brasil”, disse Lula, enfatizando que a medida prejudica os exportadores e distorce o comércio entre as duas principais economias.
Cooperação entre democracias
O presidente também apontou que o Brasil e os Estados Unidos deveriam ser Exemplo de diálogo e cooperação internacionalespecialmente em um contexto global de tensões políticas e comerciais.
“O Brasil e os Estados Unidos devem ser um exemplo para o mundo das duas maiores democracias ocidentais. Sabemos que o mundo está de olho”, disse Lula. “Quase 600 milhões de habitantes que representamos esperam da responsabilidade dos EUA e cuidado com os interesses dos povos que representamos”.
Segundo o presidente, a conversa reforçou confiança mútua e abriu espaço para um relacionamento direto entre líderes.
Comunicação direta e relacionamento pessoal
No final da ligação, Lula e Trump trocaram Números de telefone pessoaiscom o compromisso de manter contato direto em temas urgentessem intermediações diplomáticas.
“Ele me deu seu telefone pessoal, eu me dei o meu, então não precisamos de intermediários para fazer as coisas boas para os Estados Unidos e o Brasil”, informou Lula.
“Quando tenho um assunto político sério para lidar com o presidente Trump, ou ele comigo, não precisamos esperar a liturgia para marcar a data. Apenas pegue o telefone e resolva”, acrescentou.
Clima e confiança internacionais
Comentando o cenário global, Lula afirmou que o mundo está experimentando um momento de Conflitos, desacordos e desacreditar em instituiçõesE cabe aos líderes políticos restaurar a confiança entre os povos.
“O mundo espera que os líderes resolvam os problemas pelos quais está passando. Estamos falando como dois seres humanos civilizados, responsáveis pelos interesses de nossos países”, disse ele.
A face -a -face encontra entre Lula e Trump deve ocorrer em próximas semanasde acordo com fontes do Palácio Planalto, como continuidade do processo de Rapboneamento diplomático começou durante o Assembléia Geral da ONU.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings