O Ambiparempresa brasileira que ganhou destaque internacional por transformar resíduos industriais em soluções ambientais e atuar em emergências ambientais, vive agora o momento mais delicado de sua história.
Segundo informações da agência de notícias Bloomberga empresa trabalha com consultores para preparar um pedido de falênciaque deverá ser protocolado junto ao Tribunal do Rio de Janeiro na próxima semana.
Pessoas próximas ao caso disseram à agência que as discussões ainda estão em andamento e que o prazo pode ser alterado à medida que as negociações com os credores avançam.
Procurado por Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBCo Ambipar informou que não comentará.
Leia também:
Como a crise da Ambipar e da Braskem explica o colapso dos COEs e as perdas significativas dos investidores da XP e do BTG
Caso Ambipar/Braskem: Falta de clareza das corretoras e desejo de ganhos fáceis explicam mega perda com COEs de BTG e XP
Quem é o culpado pela crise nos COEs da Ambipar e da Braskem?
Expansão agressiva e o peso da dívida
Fundada em 1995, a Ambipar construiu reputação como uma das líderes globais em gestão de resíduos e resposta a emergências ambientaisprestando serviços para grandes indústrias, mineradoras e empresas de energia.
A estratégia de expansão, baseada aquisições financiadas por dívidatransformou o grupo em uma multinacional presente em mais de 40 paísesatuando nas áreas de serviços ambientais, logística reversa e gestão de crises químicas.
Mas o mesmo modelo que apoiou o crescimento acabou por se tornar um fardo. Com o aumento do endividamento e a desaceleração económica, a empresa começou a enfrentar pressões de caixa e dificuldades para rolar dívidas internacionais.
No mercado de capitais o impacto ocorre no preço das ações. A queda deAções AMBP3 acumulam queda de mais de 94% em 2025e o títulos da empresa são negociados em uma fração do seu valor nominal.
Sinais de alerta e colapso do mercado
Em setembro, a Ambipar já havia obtido judicialmente uma medida cautelar de 30 dias contra credoresum passo comum antes dos pedidos formais de recuperação judicial.
A notícia acelerou a perda de confiança no mercado. Os fundos e os bancos começaram a reavaliar as exposições, enquanto os investidores de retalho sofreram pesadas perdas em Certificados de Operações Estruturadas (COEs) lastreados em títulos de empresas – em alguns casos, o resgate foi inferior a 7% do valor investido.
O colapso dos COEs associados à Ambipar e à Braskem gerou uma onda de reclamações aos corretores e reforçou a percepção de risco sistêmico em títulos de crédito corporativo estruturados.
Um império ambiental em xeque
A Ambipar nasceu como empresa de transporte e tratamento de resíduos, mas se reinventou ao longo de duas décadas como símbolo do chamado “economia verde” Brasileiro. Foi uma das primeiras empresas do setor a abrir capital na B3em 2020, e atraiu investidores institucionais com a promessa de aliar impacto ambiental e retorno financeiro.
Nos últimos anos, o grupo tem investido em plataformas de reciclagem, biotecnologia e economia circularalém de criar subsidiárias para atuar em gestão de carbono e descarbonização industrial.
Agora, enfrenta o desafio de preservar esse ecossistema num cenário de crise financeira agudacom ativos desvalorizados e credores pressionando por renegociações.
O que vem a seguir
Segundo fontes ouvidas por Bloomberga equipe da Ambipar e seus consultores ainda avaliam o tamanho da responsabilidade que serão incluídos no processo e as condições para evitar a insolvência total.
A possível entrada em recuperação judicial poderá se tornar um marco no setor ambiental brasileiro, destacando o impacto das altas taxas de juros e da alavancagem excessiva nas empresas que cresceram durante o ciclo ESG.
Se confirmada, a decisão marcará uma reviravolta para uma empresa que, até recentemente, era vista como exemplo de exportação de tecnologia ambiental e gestão sustentável made in Brazil.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos