Na reunião do Ministro do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, com o ministro dos Transportes da Irlanda, Sean Canney, a República da Irlanda anunciou na última quarta -feira (12) o compromisso de doar 15 milhões de euros, o equivalente a cerca de US $ 91 milhões, no fundo da Amazon nos próximos 3 anos.
Gerenciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em coordenação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), o Fundo é a maior iniciativa mundial para reduzir as emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD+).
Como o ministro Marina Silva explicou, o Amazon Fund é um fundo de fundos não retornado, com ações nas agendas de combate ao crime e investimento em projetos de pesquisa e desenvolvimento inovador.
“Tudo isso faz a diferença, porque o que queremos é um novo ciclo de prosperidade, especialmente no contexto de agravamento das mudanças climáticas”, disse ele. “O importante apoio da Irlanda representa um reconhecimento dos bons resultados alcançados pelo Brasil na luta contra o desmatamento e permitirá que o país avançará ainda mais nessa agenda e diante das mudanças climáticas”.
O presidente da BNDES, Aloizio Mercadante, também comemorou a contribuição irlandesa. “A doação da Irlanda ao Fundo da Amazon é um reconhecimento internacional da eficácia do Brasil no combate ao desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável”, disse ele.
“Essa importante contribuição reforça nossa capacidade de financiar iniciativas que protegem a floresta, fortalecem as comunidades e impulsionam a bioeconomia. BNDES, como gerente de fundos, continuará trabalhando para expandir os impactos positivos dessa iniciativa e atrair novos parceiros comprometidos com a preservação ambiental e a confronto da crise climática”.
Em um ano considerado decisivo para as ações para combater as mudanças climáticas, com a Conferência das Partes (COP) 30, em Belém (PA), em novembro deste ano, a adesão da Irlanda reforça a estratégia brasileira com a retomada do fundo da Amazon, após a recomposição do seu primeiro dia. Somente em 2024, cerca de R $ 1 bilhão foram internalizados no Fundo da Amazon em doações contratadas em 2023 e 2024, de seis países diferentes.
“Estou particularmente satisfeito por ter feito este anúncio com a ministra Marina Silva, que como ministra ambiental e mudanças climáticas, coordenou os esforços que resultaram na queda de mais de 45% no desmatamento na Amazônia entre 2023 e 2024 em comparação com 2022”, disse o ministro Canney.
De acordo com o sistema Prodes do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), a taxa de desmatamento da Amazônia de agosto de 2023 a julho de 2024 caiu 30,63% no período anterior, o que representa a maior redução percentual nos últimos 15 anos. Prodes também apontou que o outono de 2024 em comparação com 2022 é superior a 45%.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos streamings