A confirmação do primeiro foco da gripe aviária em uma fazenda comercial no Brasil por dez dias e a conseqüente suspensão das exportações de aves para 38 destinos devem levar à queda nos preços da carne de frango e ovo no país. A avaliação é de técnicos da equipe agrícola e econômica do governo.
O movimento, no entanto, deve ser temporário, relatou as fontes para Broadcast AgroSistema de notícias real -tempo do grupo estadual.
Os técnicos ouvidos pelo relatório explicam que os preços dos frango e ovos tendem a ceder no mercado doméstico devido a um aumento temporário da oferta local.
Leia também:
Gripe aviária: o que é, como afeta pássaros e humanos e quais são os riscos
Parte do volume que não será abordado, devido a restrições atuais ao frango brasileiro, tende a ser direcionado ao varejo local, que pode pressionar as citações dos produtos de aves, especialmente a carne de frango e ovo. A queda deve ser pontual, sem retirada significativa nos valores no mercado doméstico, de acordo com as fontes.
Esse movimento, no entanto, deve se estender ao máximo por três meses, um período para as fazendas ajustarem as acomodações de canecas à demanda atual. “Após essa pressão pontual inicial, a tendência é de estabilidade nos preços dos frango e ovos”, observou um técnico que acompanha as medidas do governo para lidar com a inflação de alimentos.
Outro interlocutor lembra que a autorização para a indústria armazenando temporariamente a carga congelada de frango, já inspecionada e pronta para a exportação, também limita o impacto nos preços de frango e ovos.
A leitura é compartilhada por técnicos da equipe econômica. Um interlocutor lembra que, apesar do recente resfriamento, os preços da carne de frango e os ovos acumulam inflação nos últimos doze meses.
Números do Índice de Preços ao Consumidor Nacional de Abril (IPCA), o mais recente, mostram uma queda de 0,82% nos preços completos de frango, mas um alto acumulado 2,59% em doze meses. Os ovos já registraram retração de 0,30% nos preços praticados em abril em comparação a março, mas acumulam alta de 4,16% em doze meses.
Economistas de mercado consultados por Transmissão Eles apostam em 0,05 e 0,10 ponto percentual no IPCA nos próximos meses devido à suspensão da importação de carne de frango no Brasil por vários países. Para eles, as restrições impostas às remessas da galinha nacional devem trazer alívio da inflação a curto prazo, dada a perspectiva de redirecionar o suprimento para o mercado doméstico. Eles apontam, no entanto, que, com a retomada das exportações, o efeito “rebote” deve ocorrer nos preços da carne de frango.
O setor já avalia que o preço do frango não terá pressão, porque a oferta já foi ajustada. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, disse ao Broadcast Agro Que não há expectativa de pressão sobre os preços da carne de frango no mercado doméstico neste momento, mesmo que o país não possa exportar sua produção para vários países, devido ao foco da gripe aviária detectada no Gaúcha Commercial Gaúcha e já dez dias. Segundo ele, apesar das variações ocasionais, o cenário atual ainda é ajustado.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também tem dito que não haverá “impacto relevante” da gripe aviária nos preços da carne de frango e ovo, considerando a suspensão temporária da exportação para vários países. “Pode haver oferta excessiva em 10 a 15 dias de carne de frango, mas vemos estabilidade”, disse ele em uma entrevista coletiva recente.
Ele citou o fato de que 70% da produção nacional de frango já está direcionada ao mercado doméstico, enquanto 30% são exportados. “Deve haver estabilidade nos preços e ovos de carne de frango, porque 70% já estão no mercado doméstico”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings