A pesquisa do Instituto Genial/Quaest nas eleições presidenciais de 2026 divulgado na quinta-feira (3) mostra que o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) lidera a disputa contra todos os possíveis candidatos de direita em cenários da segunda rodada.
Contra o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL), que não é elegível até 2030, o Petista está em vantagem, mas amarrado à beira da margem de erro, o que é de dois pontos percentuais.
Em uma reedição da segunda rodada das eleições de 2022, Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%. Outros 3% estão indecisos e 13% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, ou estar ausente da reivindicação.
Genial/Quaris conduziu entrevistas face a -face com 2.004 eleitores de 120 municípios entre 27 e 31 de março. O índice de confiabilidade é de 95%.
Se Lula enfrentar a ex -primeira -dama Michelle Bolsonaro (PL), ele teria a mesma intenção de 44% de votação, enquanto ela aparece com 38%. Os indecisos somam 3% e outros 15% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco, nulo e nulo e não ir para as urnas.
Mas se o oponente do Petista é o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (republicanos), Lula tem 43%, enquanto o republicano registra 37% das intenções de voto. Os undecils somam 4% e o branco e o nulo são de 16%. Comparado à pesquisa anterior da Genial/Quaro, divulgada em janeiro, a distância entre os dois que era de nove pontos percentuais caiu para seis.
Se o candidato certo é o governador de Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o Petista tem sete pontos de vantagem. Nesse cenário, Lula registra 43% em comparação com 35% do oponente. Aqueles que não sabem quem votariam são de 4%, e o índice de brancos e nulos atinge 19%.
Em um confronto contra o ex -treinador Pablo Marçal (PRTB), Lula tem 44% das intenções de votação contra 35% do influenciador. Branco e nulo somam 17% e outros 4% são indecisos.
Se ele é o candidato certo em 2026, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, tem 34% das intenções de votação em um cenário da segunda rodada contra Lula, que aparece com 45%. Indeados por 4% e 17% disseram que preferem votar em branco ou nulos, ou não ir às urnas. Na pesquisa feita em janeiro, Lula teve 44%, enquanto Eduardo manteve os mesmos 34%.
Já em um cenário da segunda rodada entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o Petista tem 12 pontos percentuais de vantagem. O Petista tem 43%, enquanto o mineiro aparece com 31%. Os indecisos somam 5% e outros 21% responderam que preferem votar em branco ou nulo, ou não ir à reivindicação. Zema, no entanto, cresceu três pontos em comparação com a pesquisa de janeiro. Lula, por sua vez, oscilou negativamente dois pontos.
Em uma possível segunda rodada entre Lula e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Union), Lula tem 44%, enquanto Caiado registra 30%. Entre os cenários apresentados pela pesquisa, essa é a maior taxa de votos em branco, nula ou eleitores que querem estar ausentes (22%). Indecisivo, por sua vez, totaliza 4%.
Apesar da distância de 14 pontos percentuais, Lula aparece constantemente caindo em um cenário contra o Caiado. Em dezembro, a intenção de votar foi de 54% e, em janeiro, tornou -se 45%. O governador de Goiás, por sua vez, teve 20% e, na última pesquisa, atingiu 26%.
Genial/Quaris também fez uma pesquisa espontânea sobre a intenção de voto, onde os eleitores falam o nome da preferência sem ter acesso a uma lista de pré-candidatos apresentada pelos pesquisadores. Neste recorte, Lula foi citado por 9%, Bolsonaro em 7%e Tarcisio em 1%.
Nove outros nomes foram citados, mas não atingiram 1% das menções. O Indeado por 80% e 2% disse que pretende votar em branco ou nulo.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings