Quase 600.000 aposentados e pensionistas ingressaram no acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs) a serem reembolsados por descontos ilegais executados entre março de 2020 e março de 2025.
De acordo com o saldo mais recente da agência, pouco mais de 582.000 segurados assinaram a adesão, o equivalente a 30,4% do total de 1,9 milhão de pessoas que relataram ser deduzidas de maneira inadequada por associações e entidades aposentadas.
Leia mais:
O ambiente ainda é próspero para as criptomoedas no Brasil, diz CEO da Abcrito
A economia brasileira está fora de sincronia e requer grande ajuste estrutural, diz o Goldman Sachs
Os INSs forneceram a tabela completa de aderências por unidade da Federação. Os destaques foram São Paulo (114.599 aderências), Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080). Em relação à porcentagem de adesão, a líder Pernambuco, o Rio Grande do Norte, Parába e Rio Grande do Sul, com taxas superiores a 31%.
O período de adesão dura até 14 de novembro. Qualquer pessoa que ingressar no contrato até a próxima segunda -feira (21) receberá os valores na mesma semana. A adesão não requer documentos de envio. O aposentado e o aposentado confirmarão o contrato que permite reembolso sem ter que ir ao tribunal, administrativamente.
Pagamentos
Os pagamentos começam na próxima quinta -feira (24). O dinheiro será reembolsado em uma única parcela, corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), inflação oficial, diretamente na conta em que o aposentado ou aposentado recebe o benefício.
O pagamento ocorrerá por ordem de adesão – que ingressou primeiro, receberá primeiro. Crédito extraordinário de R $ 3,3 bilhões, fora dos objetivos fiscais do governo, foi divulgado ontem (17) por medida provisória.
Quem pode participar?
O acordo pode aderir aos aposentados e pensionistas que contestaram os descontos inadequados e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de solicitações de 1,9 milhão de pessoas já excederam o prazo para receber a resposta de associações e entidades que representam aposentados, para que possam ingressar no contrato.
A adesão é gratuita e, antes de assinar o contrato, aposentados e pensionistas podem consultar o valor que precisam receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:
- Aplicativo ou site meus inss;
- Agências postais em mais de 5.000 municípios;
O 135 centro telefônico está disponível para consultas e concursos, mas não adere ao contrato.
Como aceitar o contrato pelo meu aplicativo INSS?
- Acesse o My INSS com CPF e senha aplicativo;
- Vá para “Consulte os pedidos” e clique em “Requisitos atendidos” em cada solicitação (se houver mais de um);
- Rolando a tela para o último comentário, leia com cuidado e, no campo “Aceito”, selecione “Sim”;
- Clique em “Enviar” e pronto. Então apenas espere pelo pagamento
Ainda há tempo para fazer a contestação?
Os canais de serviço para consulta e contestação de descontos feitos pelas entidades estão abertos e estarão disponíveis até 14 de novembro. Esse período pode ser estendido, se houver necessidade. Os pedidos podem ser feitos por:
- Meu aplicativo INSS
- Call Center 135
- Agências de correios, em mais de 5.000 unidades em todo o país
Como o processo funciona até a adesão ao contrato?
- O beneficiário registra a contestação do desconto inadequado;
- Espera 15 dias úteis para a entidade responder;
- Se não houver resposta nesse período, o sistema abre a opção de ingressar no Contrato de Reembolso.
E quem recebeu resposta da entidade?
Nesses casos, os documentos estão sob revisão e, portanto, o beneficiário ainda não tem a opção de ingressar no contrato.
Ele será notificado e poderá, pelo aplicativo, meus INSs ou em uma agência postal, aceitar os documentos, contestar por suspeita de falsidade ideológica/indução de erro ou dizer que não reconhece a assinatura.
Se houver uma defesa pelo beneficiário, a entidade será convocada para devolver os valores dentro de cinco dias úteis e o caso passará por uma auditoria.
Se não houver retorno, aposentados e pensionistas serão recomendados sobre medidas judiciais apropriadas, com apoio legal em parceria com os defensores públicos dos Estados.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings