A atividade industrial brasileira teve um desempenho negativo em junho, com retirada na produção e criação de empregos, de acordo com o Enquete industrial Lançado nesta sexta -feira (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A taxa de evolução da produção caiu de 52 pontos em maio para 47,2 pontos em junho, abaixo da linha 50 que separa o crescimento da retração. O número de funcionários também recuou, com o indicador de 49,6 para 49,1 pontos.
Além disso, o estoque efetivo sobre o planejado caiu de 50,5 para 49,7 pontos, o que indica que o volume armazenado pelas empresas era abaixo do esperado.
Apesar do cenário de retração, o uso da capacidade instalada (UCI) aumentou de 70% em maio para 71% em junhoexcedendo os níveis registrados no mesmo mês em 2024 (70%) e 2023 (69%).
As condições financeiras se deterioram
A pesquisa da CNI também mostra que As condições financeiras da indústria pioraram no segundo trimestre. A taxa de satisfação da situação financeira dos negócios caiu de 48,8 para 48,4 pontos, mais longe da linha de equilíbrio.
A satisfação com o lucro operacional também caiu de 43,8 para 42,8 pontos, e o acesso ao crédito caiu para 39,9 pontos. Todos os indicadores permanecem em um nível negativo, indicando uma insatisfação generalizada dos empreendedores.
“O aperto financeiro é um reflexo da combinação de desaceleração da economia e altas taxas de juros, que afetam as receitas e os custos da imprensa”, explica Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI.
Impostos, juros e demanda levam à lista de barreiras
No segundo trimestre, os principais problemas enfrentados pelo setor foram a alta carga tributária (36,7%), as altas taxas de juros (29,5%) e a demanda interna insuficiente (28,3%).
A taxa de câmbio, que ficou em sexto lugar entre os principais obstáculos no primeiro trimestre, caiu para a 12ª posição, citada por apenas 9,4% dos entrevistados.
As expectativas caem, mas continuam otimistas
Em julho, todas as taxas de expectativa do setor recuaram. As exportações caíram 0,8 pontos, enquanto a demanda, as compras de insumos e o número de funcionários caíram entre 0,1 e 0,2 pontos. Apesar do outono, todos os indicadores permanecem acima de 50 pontos, indicando uma perspectiva de crescimento nos próximos seis meses.
A intenção do investimento foi uma quitação leve de 56,1 a 56,2 pontos, mas acumula a retirada de 2,6 pontos desde dezembro de 2024.
Metodologia
A pesquisa da CNI ouviu 1.486 empresas entre 1 de julho de 2025: 607 pequenas, 529 médias e 350 grandes. A pesquisa retrata a percepção dos industriais sobre o ambiente econômico e operacional no segundo trimestre do ano.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings