O governo federal anunciou nesta semana o congelamento de R $ 31,3 bilhões em despesas públicas como parte das ações para atender às metas fiscais estabelecidas na nova estrutura tributária. A medida foi apresentada juntamente com o relatório bimestral de receitas e despesas, que trouxeram uma revisão abaixo da coleção esperada de mais de R $ 40 bilhões.
Em entrevista ao jornal Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoO economista -chefe do Warren Investimentos, Felipe Salto, sentenciou.
“O IOF deveria ser um imposto regulatório, mas está sendo usado para a coleta”.
Segundo ele, embora o governo alegasse foco na correção de distorções, a medida é evidente.
Leia também:
Haddad diz que “não há problema em recalcular a rota” depois de descarregada parcialmente de ioft
Após a reação negativa do mercado, o governo revoga parcialmente o aumento de Iof
Haddad esclarece que o aumento do IOF não foi negociado com o BC
Cortar despesas excede as projeções
O relatório divulgado pelo governo também trouxe a previsão de despesas mais alto do que o esperado pelos analistas de mercado. Segundo Salto, Warren projetou a necessidade de ajustar cerca de US $ 30 bilhões para cumprir a meta fiscal, mesmo considerando o déficit de 0,25% do PIB. “O anúncio foi muito bom, porque excedeu a expectativa, mas as boas notícias foram prejudicadas pela maneira como a decisão sobre o IOF foi tomada”, disse ele.
Mudança no IOF e seus impactos
A medida relacionada ao IOF, inicialmente transmitida como modesta, prevê uma coleção de R $ 20 bilhões este ano e R $ 40 bilhões em 2025. Segundo Salto, a cobrança total de IOF por 2024 foi inferior a R $ 70 bilhões, o que destaca a amplitude da mudança. Ele ressaltou que as operações de moeda, como remessas de recursos no exterior, seriam afetadas por uma taxa de 3,5%e que, mesmo com o retiro parcial do governo, outros segmentos são impactados.
Entre os setores mencionados pelo The Economist estão as operações de antecipação para fornecedores, financiamento, seguros do tipo VGBL e operações cooperativas acima de R $ 100 milhões. Para ele, a medida pode gerar distorções econômicas e seus efeitos ainda precisam ser avaliados.
Risco tributário em 2026
Sobre contas públicas, Salto afirmou que a maior preocupação está no orçamento de 2026. Ele explicou que, embora 2025 seja praticamente equiparado às despesas anunciadas, a projeção de Warren para o ano seguinte é de 0,8% do déficit do PIB, incompatível com a atual meta de 0,25%. “A discussão principal de agosto será a revisão desse alvo fiscal para o próximo ano”, observou ele.
Situação fiscal dos Estados Unidos
No cenário internacional, a entrevista também abordou a situação fiscal dos Estados Unidos. O economista avaliou que o governo dos EUA adota uma política econômica intervencionista para incentivar o crescimento por meio de gastos públicos, o que, segundo ele, aumenta o risco de inflação combinada com a desaceleração econômica. Salto afirmou que o uso do Estado para aumentar a atividade econômica, se não resultar em um crescimento eficaz, tende a agravar o déficit fiscal.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings