O produto interno bruto brasileiro (PIB) cresceu 1,3% em março em comparação a fevereiro, de acordo com o Monitor do PIB, determinado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV).
Comparado a março de 2024, houve um crescimento de 3,5% em março de 2025. No primeiro trimestre de 2025 em comparação com o quarto trimestre de 2024, o PIB avançou 1,6%. Comparado ao primeiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 3,1% no primeiro trimestre de 2025. A taxa acumulada em 12 meses a março foi de 3,5%.
Segundo a FGV, o bom desempenho da agricultura aumentou a atividade econômica, mas também houve uma contribuição positiva dos serviços.
“Agriculture, with a strong growth of 12.2%, is the highlight of the first quarter result. In addition, the 1.3% growth in the service sector, the highest weight activity in GDP, also contributed to the good performance of the economy. With this, the result of the first quarter reverses the declining trend of the economy, which had been observed since the third semester of 2024,” said Juliana Trece, coordinator of the GDP monitor – Coordenador – FGV, em uma nota oficial.
Leia também:
FGV/ICOMEX: o efeito Trump não muda a trajetória dos agregados comerciais
O clima econômico piora na América Latina, mostra IBRE/FGV
“O destaque negativo do primeiro trimestre foi a estagnação industrial. Embora a maioria das atividades industriais tenha sido o crescimento, a retração no setor de transformação, a maior atividade de peso da indústria, explica esse desempenho”.
Do ponto de vista da demanda, houve expansão em todos os componentes no primeiro trimestre, enfatizou o pesquisador. “Desta -se, entre eles, a exportação, que depois de registrar várias retrações em 2024, cresceu 2,8% no primeiro trimestre, com grande influência de produtos agrícolas”, acrescentou Trece.
O monitor do PIB antecipa a tendência do índice principal da economia das mesmas fontes de dados e metodologia empregada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das contas nacionais.
No primeiro trimestre de 2025, em comparação com o primeiro trimestre de 2024, da perspectiva da demanda, o consumo de famílias cresceu 2,7%. “No entanto, note -se que há alguma estabilidade no crescimento dos últimos três trimestres. Todas as categorias de uso contribuíram para essa redução no crescimento do consumo, sendo as maiores reduções de contribuição registradas em produtos e serviços duráveis”, disse o FGV.
A formação bruta de capital fixo teve um aumento de 6,9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. “O desempenho de máquinas e equipamentos se destaca como o segmento principal para explicar a desaceleração do FBCF”, disse o relatório do monitor do PIB.
A exportação de bens e serviços aumentou 1,0% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o primeiro trimestre de 2024, influenciado pelo desempenho positivo de produtos agrícolas e bens intermediários.
“No primeiro caso, depois de cair por cinco meses consecutivos, os produtos agrícolas novamente tiveram desempenho positivo no primeiro trimestre. Os bens intermediários têm contribuições positivas desde o término do trimestre em novembro de 2024, que se expandiu ao longo do tempo”, explicou a FGV.
As importações aumentaram 12,8% no primeiro trimestre em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. Em termos monetários, o PIB atingiu R $ 3,393 trilhões no primeiro trimestre, nos valores atuais. A taxa de investimento da economia foi de 15,3% no primeiro trimestre.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings