O presidente dos EUA, Donald Trump, falará separadamente com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky na segunda -feira, na esperança de acabar com o “banho de sangue” na Ucrânia em meio a crescentes preocupações com a pressão contínua de Washington para mediar a paz.
“Espero que seja um dia produtivo, que um cessar -fogo aconteça e que essa guerra muito violenta, uma guerra que nunca deveria ter acontecido, termina”, escreveu Trump sobre sua plataforma de mídia social da verdade no sábado em suas letras maiúsculas habituais.
“Os EUA apresentaram um forte plano de paz e cumprimentamos o Acordo de Câmbio de Prisioneiros alcançado em Istambul. Não podemos perder essa grande oportunidade. A hora de terminar esta guerra é agora”, disse o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no sábado, depois de uma conexão com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
“Ele me explicou que eles prepararão um documento descrevendo suas demandas por um cessar -fogo, o que levará a negociações mais amplas”, disse Rubio em entrevista após a CBS. “Obviamente, o lado ucraniano trabalhará em sua própria proposta. E espero que isso seja lançado em breve”.
No entanto, os sinais da crescente paciência de Washington com o processo paralisado persistem.
“Não queremos nos envolver nesse processo de conversas intermináveis. Deve haver algum progresso, algum movimento pela frente”, enfatizou Rubio.
No domingo, Zelensky também conheceu Rubio e o vice-presidente dos EUA JD Vance, criticando as redes sociais a “delegação de baixo escalão de pessoas sem poder de decisão” enviada pela Rússia a Istambul na semana passada.
Deixando de lado durante grande parte da recente negociação da paz, as autoridades européias concorreram para se envolver com a Casa Branca, com líderes britânicos, americanos, italianos, franceses e alemães discutindo o futuro compromisso de Trump com Putin durante uma conexão no domingo.
“Prevendo a conexão do presidente Trump com o presidente Putin amanhã, os líderes discutiram a necessidade de um cessar -fogo incondicional e o presidente Putin levam a sério as negociações de paz”, afirmou um comunicado do governo britânico. “Eles também discutiram o uso de sanções se a Rússia não estiver seriamente envolvida em um cessar -fogo e negociações de paz”. A declaração acrescenta que reafirmou que “a Ucrânia está pronta para se envolver na diplomacia real e enfatizou a importância de um cessar -fogo total e incondicional o mais rápido possível”.
A questão da conexão será o comércio e a interrupção do “banho de sangue” das mortes de russos e ucranianos, disse ele.
Leia também: Trump pressionará Putin para acabar com o “banho de sangue” na Ucrânia
A conexão com Putin ocorrerá às 17h de Moscou (10h, East US Hora) e levará em consideração o resultado das negociações realizadas na semana passada em Istambul, disse o porta -voz do Kremlin Dmitry Peskov, segunda -feira, segundo comentários traduzidos pelo Google e liberados pela agência de notícias russa.
Espera -se que a mediação dos EUA ocorra depois que representantes da Rússia e da Ucrânia mantiveram suas primeiras conversas de face -para 2022 em Istambul na semana passada, como parte de discussões rebaixadas que originalmente devem reunir os chefes de Moscou e Kiev. Putin e Trump acabaram rejeitando a reunião, que culminou em um acordo para a troca de prisioneiros de guerra, mas não conseguiu avançar no processo de paz.
As negociações para encerrar a guerra de três anos na Ucrânia estagnaram nos últimos meses, apesar da promessa de Trump de alcançar a promessa de alcançar a paz com urgência. As ameaças de Trump de que Washington pudesse se retirar do processo diplomático, na ausência de uma resolução iminente, levantou preocupações de que a Casa Branca pudesse reduzir seu apoio militar e humanitário essencial à Ucrânia.
Trump, cujas relações adormecidas com o Kremlin foram revividas após anos de refrigeração sob o governo de seu antecessor, Joe Biden, voltou recentemente em sua relutância em criticar Putin diretamente, aumentando a possibilidade de novas sanções a Moscou e apoiando um apelo, apoiado pela Ucrânia e pela Europa, por um cessar-fogo de 30 dias.
Os contornos de uma trégua temporária ou uma proposta de paz permanente permanecem indefinidos, em meio às demandas maximalistas russas e à relutância de Zelensky em considerar possíveis concessões territoriais.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.