O Associação Brasileira de Indústria de Madeira processada mecanicamente (Abimci) divulgou uma pesquisa sobre os impactos de Imposto de 50% imposto pelos Estados Unidos para produtos brasileiros. Entre 9 de julhodata do anúncio da medida, e 15 de setembrosobre 4 mil trabalhadores do setor eram despedidoAssim, 5,5 mil estão dentro férias coletivas e 1.100 em Demitir.
Em uma nota divulgada neste Terça -feira (16)Abimci alertou que, se a tributação continuar, Mais 4.500 empregos pode ser perdido no próximo 60 dias. De acordo com a entidade, a medida gerou Retracração do mercado, cancelamento de contratos e assinatura reduzida de novos acordos devido à imprevisibilidade da tarifa.
“Esse resultado reflete a retração do mercado, que começou em julho com o cancelamento de contratos e remessas. Desde então, também houve uma redução no fechamento de novos contratos devido à imprevisibilidade da tarifa gerada após o anúncio da tributação”, disse o documento.
Para o Exportações dos EUA já reflete o impacto: em Agostoo volume enviado caiu entre 35% e 50% Comparado a julho, de acordo com dados da associação.
O setor capilar brasileiro exportado, até 2024, US $ 1,6 bilhão em produtos para os Estados Unidos, responsáveis por sobre 50% da produção nacional. Em alguns segmentos, a dependência do mercado dos EUA chega a 100%.
Leia também:
Exclusivo – Secretário do Tesouro dos EUA: as tarifas tiveram um impacto limitado na inflação
EUA expandem a possibilidade de tarifas sobre derivados de aço e alumínio
O Abimci enfatizou que a situação comprometeu o 180 mil empregos formais ligado à cadeia de produção de madeira processada no Brasil e avisa os riscos de Interrupção econômica e social em regiões dependentes do setor.
Diante disso, a associação argumentou que a solução está no Negociação direta entre governos do Brasil e dos Estados Unidos adaptar as taxas e restaurar o comércio bilateral. De acordo com Abimci, Falta de ação pelo governo federal deixou milhares de trabalhadores sem renda e ameaçou Sustentabilidade da indústria.
“Enquanto isso, nossos governantes ajudam passivamente milhares de trabalhadores a perder sua fonte de renda. Temos que ser consternados com a interrupção de cadeias produtivas inteiras, consolidadas por anos, que apóiam inúmeras famílias em diferentes regiões do país”.
A entidade também relatou que participou de Reuniões com o MDICapresentando dados sobre a representatividade do setor e solicitação diálogo diplomático baseado em argumentos técnicos e comerciaissem componentes políticos ou ideológicos.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings