Os brasileiros ficaram mais gratos e mais inadimplentes em agosto, de acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de consumidores com contas de atraso aumentou de 30,0%em julho para 30,4%, o nível mais alto de inadimplência na série histórica de pesquisa e inadimplência da dívida do consumidor (PEIC), que começou em janeiro de 2010. Há um ano, em agosto de 2024, a proporção de famílias inadimplentes foi de 28,8%.
A parcela dos consumidores que disse que não podia pagar suas dívidas em atraso, ou seja, que permaneceria inadimplente, subiu de 12,7% em julho para 12,8% em agosto. Esta parte foi de 12,1% em agosto de 2024.
De acordo com o CNC, o aumento do padrão sinaliza que o nível atual de endividamento começa a exceder o limite da capacidade de pagamento das famílias.
“Isso é especialmente em um cenário de crédito mais caro e prazos mais curtos. É um sinal de aviso importante para a economia doméstica”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em uma nota oficial.
A proporção de famílias com contas vencedores já cresceu de 78,5% em julho para 78,8% em agosto, o sétimo mês consecutivo de máximos. O resultado representa o nível mais alto de endividamento desde novembro de 2022. Em comparação a agosto de 2024, quando 78 0% das famílias estavam em dívida, houve uma alta de 0,8 ponto percentual.
A pesquisa considera as contas a serem vencidas como dívidas no cartão de crédito de modalidades, cheque especial, livro de lojas, empréstimo de folha de pagamento, empréstimo pessoal, cheque pós -datado e parcelas de carro e domicílio.
Saber mais:
Padrão de aluguel em São Paulo atinge um nível mais alto em 21 meses
O risco de inadimplência cresce e o fornecimento de crédito se deteriora, aponta a pesquisa do banco central
Apesar do avanço do endividamento e da inadimplência, a percepção do endividamento foi melhorada: a proporção de pessoas que se consideram “muito endividadas” descendem de 15,5% em julho para 15,4% em agosto.
Houve também manutenção da tendência de reduzir os prazos assinados para pagamentos, pelo oitavo mês consecutivo: a porcentagem de famílias compensadas por dívidas por mais de um ano caiu de 31,5% em julho para 31,0% em agosto, nível inferior desde fevereiro de 2024, quando era 30,9%.
“O avanço contínuo da inadimplência reforça a importância das iniciativas de educação financeira e o uso consciente do crédito”, disse o economista -chefe da CNC, Fabio Bentes, em comunicado.
Os projetos de Bentes que o endividamento aumentarão em 3,1 pontos percentuais até o final deste ano, enquanto o padrão aumentaria 1,6 ponto percentual.
O cartão de crédito mantém a liderança como a modalidade mais usada, mencionada por 84,5% do endividamento, mas perdeu espaço da fatia de 85,7% registrada em agosto do ano passado. Na direção oposta, os folhetos cresceram em um ano, com uma fatia de 16,6% mencionados em agosto de 2025, em comparação com 15,6% em agosto de 2024.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings