Depois de atingir a marca de 139.000 pontos na primeira vez desde o dia 16, Ibovespa apresentou uma ligeira correção na quarta -feira (2). Mesmo assim, o índice manteve o nível psicológico que se aproxima dos 140.000 pontos históricos registrados em 20 de maio.
Durante o dia, o índice B3 variou de 138.383,54 a 140.048,83 pontos, iniciando a sessão de negociação em 139.585,96 pontos. Para encerrar, houve uma queda de 0,36%, atingindo 139.050,93 pontos, com um faturamento de R $ 24,3 bilhões. Nos primeiros dias de julho, o índice acumula um pequeno ganho de 0,14% e, na semana, avança 1,60%. No ano, o crescimento é de 15,60%.
Leia também
O Senado aprova a expansão de empréstimos para folha de pagamento para funcionários da CLT e trabalhadores de aplicativos
Brasil 2030: “A educação torna o relacionamento do consumidor mais democrático”, diz o presidente da Procon-RJ
Controlador CNBC NBCUniversal Comcan, está na lista das empresas mais influentes da revista Time
Correção técnica após o pico, mas a iBovespa mantém a trajetória
O ajuste descendente ocorreu apesar de um aumento acima de quatro por cento na ação principal do índice, Vale On, que fechou 3,64%e o avanço da Petrobras, com o aumento de 2,10%e PN 1,78%. No setor bancário, as perdas atingiram três por cento com a unidade Santander, exceto por uma ligeira alta, de 0,37%de BB. Esse movimento está associado a lucros recentes.
No Ponta positivo, além da Vale, havia empresas no setor metálico, como CSN (6,13%), USIMinas (5,37%), Bradespar (3,71%), Metalurgical Gerdau (3,25%) e Gerdau (3,12%). Por outro lado, Assaí (-7,52%), revista Luiza (-6,59%), Smart Fit (-6,06%) e Localiza (-5,76%) tiveram quedas significativas. O preço do minério de ferro também influenciou o contrato mais negociado em Dalian, China, superior a US $ 100 por tonelada pela primeira vez desde 22.
Minério a US $ 100/t aumenta a aço; Varejo sangrado
Felipe Moura, um analista final, comentou sobre o cenário: “A bolsa brasileira vem de uma sequência positiva e preservou ganhos, em alto nível, com os mercados americanos em Maxims.
Houve uma onda relevante de fluxo externo, com o estrangeiro sendo o principal comprador na bolsa de valores brasileiros do ano, e o local ainda pouco alocado devido à taxa de NTN-B, que caiu e, portanto, pode dar fluxo adicional à bolsa. ”
Tempestade perfeita: 26% de aprovação e tarifas globais
A especulação das eleições é destacada, com o UBS BB analisando dados desde os anos 90 da pesquisa brasileira. Observou -se que os governos reeleitos ou sucessores eleitos tinham uma popularidade mínima de 37% antes das eleições. Atualmente, a aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva é de 26%, de acordo com dados agregados de pesquisa.
O UBS BB também observou que nos anos eleitorais, a avaliação do governo tende a melhorar oito a dez pontos percentuais. “Não está claro se isso se deve a gastos mais altos durante o período eleitoral, marketing de campanha ou qualquer outro motivo”, disse a instituição, de acordo com a jornalista de transmissão Caroline Aragaki.
No cenário internacional, os investidores observam possíveis acordos comerciais devido ao fim das quebras tarifárias dos EUA até as nove. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um novo acordo comercial com o Vietnã, impondo 20% das taxas dos produtos vietnamitas e 40% em reexportos.
De acordo com a agência do VNA vietnamita, o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Tô Lam, prometeu acesso preferencial a produtos americanos, incluindo carros. Em troca, os EUA reduzirão as tarifas recíprocas e abordarão questões comerciais, de acordo com o relatório da agência.
Além do acordo com o Vietnã, Trump prometeu estabelecer acordos com dez outros países, após o recente entendimento com a China, disse Luise Coutinho, da HCI Advisors. No Brasil, o cenário político continua em foco. O ministro das Finanças, Fernando Haddad, disse que a ação do governo no STF sobre o aumento do IOF é legal, não política ou econômica, observando que essas disputas fazem parte do processo democrático.
Em Buenos Aires, Haddad disse à Broadcast que a equipe econômica depende do decreto que eleva o IOF para cumprir a meta fiscal de 2026, um excedente de 0,25% do PIB. Questionado sobre uma possível conciliação na Suprema Corte, ele não se posicionou, mas disse: “Não sei como o ministro Alexandre (de Moraes) o enviará. Seria indelicado da minha parte antes de falar com ele. Precisa de tratamento adequado, mesmo para evitar intrigas. O que eu sempre posso estar sentado e conversando.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings