O Petrobras anunciado na segunda -feira (2) a redução no preço da gasolina A (sem adição de etanol) para distribuidores em 5,6%.
O preço de venda se torna, em média, R $ 2,85 por litro, redução de R $ 0,17 por litro, em vigor a partir desta terça -feira (3). Na visão do especialista, a medida deve ser refletida na diminuição do ritmo da inflação.
O combustível havia sido 328 dias sem reajuste. No fechamento de 30 de maio, o preço médio da gasolina nas refinarias da Petrobras estava 3% acima do mercado internacional, de acordo com a Associação Brasileira de Importadores de Combustível (Abicom).
Leia também:
A Petrobras reduz o preço da gasolina para os distribuidores de terça -feira (3)
Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para a composição da gasolina C vendida nos postos, a porção de petrobras no preço do consumidor será de US $ 2,08/litro, redução de US $ 0,12 por litro.
De acordo com os cálculos de estrategista de inflação de Warren Investimentos, Andréa Angelo, a medida deve resultar em uma redução no grande índice de preços ao consumidor (IPCA), tanto em junho quanto em 2025.
Warren estima que o IPCA de junho cai 0,35% para quase 0,28% e 2025 de 5,3% para 5,2%.
O ativo da Bradesco reduziu a projeção do IPCA de 5,4% para 5,3% este ano e manteve o de 2026 em 4,7%.
“A retirada de mercadorias, especialmente enérgicas, trouxe um cenário mais benigno para a inflação”, diz, em uma revisão de cenários, assinada pelo economista -chefe Marcelo Toledo.
O CUT levou o Santander a reduzir a projeção para o avanço do IPCA em junho (-0,09, ponto percentual, 0,37%) e julho (-0,01, para 0,15%). Segundo o banco, o reajuste era esperado e não afeta a projeção à inflação em 2025, mas ocorreu antes do esperado.
Para os investimentos da Earth Economist Homero Guizzo, a medida deve reduzir o IPCA do ano em 0,1 ponto percentual. A projeção da casa para a inflação passou de 5,5% para 5,4% no ano.
Guizzo prevê o impacto potencial de 2% na bomba e estima que os efeitos do ajuste sejam concentrados no IPCA de junho e em julho. A projeção do IPCA deste mês passou de 0,43% para 0,34% e para julho, de 0,33% para 0,32%.
Petróleo em alta alta
Contra a queda no preço da gasolina no Brasil, ontem, o petróleo foi forte de alta no exterior. No New York Mercantile Exchange (NYMEX), o contrato de petróleo da WTI para julho aumentou 2,85% (US $ 1,73), fechando em US $ 62,52 no barril. Brent – Referência no Brasil – para agosto, negociada no Intercontinental Exchange (ICE), avançado 2,95% (US $ 1,85) a US $ 64,63 o barril.
O aumento do mercado internacional se reflete, entre outras razões, de tensões sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Mesmo assim, os preços estão muito abaixo daqueles vistos até recentemente.
No sábado, 31 anos, a Organização de Países de Exportação de Petróleo e Exportação Aliada (OPEP+) anunciou uma nova aceleração no ritmo do aumento da produção de petróleo.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings