O secretário executivo do Ministério das Finanças, Dario Durigan, disse na quarta -feira (28) que qualquer alteração no aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF) anunciada pelo portfólio pode diminuir a receita esperada com a medida. Se isso acontecer, será necessário ajustar a execução do orçamento, disse ele.
“Se essa medida do IOF for alterada, conforme alterado na quinta-feira, traz um ajuste em termos de como você executa o orçamento e isso pode trazer automaticamente não por uma nova decisão do governo, o Conselho de Execução do Orçamento afeta em contingência e bloqueio”, disse ele.
Durigan respondeu a uma pergunta dos jornalistas sobre se uma reversão de mudanças no IOF poderia levar a uma maior contingência para as emendas parlamentares. O Secretário afirmou que a pasta está aberta para discutir as medidas adotadas, citando a diminuição do governo em parte das mudanças no IOF no final da quinta -feira, 22, poucas horas após o anúncio das mudanças.
Como mostrou a transmissão (sistema de notícias real real do estado), a diminuição do IOF nos fundos de investimento no exterior já pode levar a um congelamento extra de R $ 500 milhões em alterações.
Encontro com Febbraban
Falando aos jornalistas após uma reunião entre a fazenda, a Federação Brasileira de Bancos (Febbraban) e os maiores bancos privados do país, o secretário executivo disse que a pasta fará uma avaliação “rápida e cuidadosa” de alternativas colocadas na mesa para alterar o IOF. Ele também disse que a orientação do Planalto Palace e a própria fazenda é conversar com o Congresso sobre o assunto.
“Febraban nos traz o impacto das medidas no setor, legitimamente, de uma maneira muito racional, em detalhes. Discutimos alternativas também apresentadas por Febbraban e outros que trouxemos para o debate. É natural que avançamos nesse debate sobre o que poderia ser uma alternativa aos itens isolados desse ajuste”, disse o durigan.
“Estima -se que, em uma operação que possa ser prolongada a curto prazo, dentro de um ano, podemos ter um impacto entre três e oito pontos percentuais na taxa. Isso pode significar que, com o custo efetivo total de uma operação de curto prazo, uma variação entre 14,5% e 40% do custo efetivo total”, disse o presidente da Febban, Isaac Sidney.
Sidney disse que as informações “sensibilizaram” a fazenda e que um diálogo foi aberto para construir uma frente de trabalho com a participação da pasta e Febbraban para analisar as alternativas. “Temos uma posição contrária ao aumento do IOF, mas neste momento criticar seria a parte mais fácil. Optamos por um debate construtivo”, acrescentou.
Ao todo, o governo esperava arrecadar US $ 20,5 bilhões este ano com mudanças no IOF. A mudança na coleção que seria instituída em fundos deve remover US $ 2 bilhões desta conta, disse o ministro das Finanças, Fernando Haddad, na última sexta -feira.
_
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings