A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi lançada na quinta -feira (3) The Easy (facilitando o acesso a capital e incentivos às listagens), com o objetivo de expandir o acesso de empresas menores ao mercado de capitais.
O texto traz demissões e condições simplificadas para registro, oferta pública e disseminação de informações para empresas com receita bruta abaixo de R $ 500 milhões, chamadas de empresas menores (CMP).
O regime refere -se a duas regras, as resoluções CVM 231 e 232, que entraram em vigor na quarta -feira (2). Os benefícios fáceis incluem a possibilidade de substituir o formulário de referência, prospecto e lâmina pela “forma fácil”, apresentada anualmente ou em eventos previstos no padrão.
Leia também:
A CVM nega a suspensão da Assembléia na fusão Marfrig-BRF, mas a reunião antecipada em três semanas
A CVM determina que a corretora do Bullex suspende imediatamente a intermediação de valores mobiliários
CVM aceita um termo de compromisso de R $ 1,88 milhão de KPMG e responsável técnico
As informações trimestrais podem ser substituídas por semestral, com o Formulário de Informação Semestral (ISEM), e as assembléias podem ser realizadas com a demissão de regras de votação à distância. Além disso, as empresas não precisam enviar o relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade fornecido na Resolução 193 da CVM.
O novo regime também permite obter o cancelamento do registro por oferta pública de aquisição de ações (OPA) com um quorum bem -sucedido equivalente a metade das ações em circulação, substituindo os dois terços atuais.
Para ofertas públicas no jejum, as empresas registradas no CVM e classificadas como CMP poderão prosseguir de quatro maneiras.
O primeiro é sem limitação de valor, se eles optarem por seguir completamente a resolução CVM 160 (que fornece ofertas públicas) e fornecendo o formulário de referência e as informações contábeis trimestrais.
Outra possibilidade é adotar o rito da oferta pública prevista na Resolução 160 da CVM, mas com a substituição do cliente em potencial e da lâmina pela “forma fácil”. Nesse caso, as operações estão sujeitas a um limite conjunto de R $ 300 milhões a cada 12 meses.
Quando se trata da oferta de dívida destinada exclusivamente a investidores profissionais, as empresas poderão realizar o financiamento sem uma instituição para atuar como coordenador. Nesta modalidade, há também o limite conjunto de R $ 300 milhões.
Outra situação em que a contratação da instituição de coordenação é julgada improcedente é a adoção de um novo e simplificado o ritual de oferta pública chamada “suprimento direto”, no qual a operação ocorre diretamente em um mercado organizado, sem a necessidade de registro no CVM. Essas operações também estarão sujeitas ao teto de R $ 300 milhões a cada 12 meses.
“Com base nas resoluções de CVM 231 e 232, procuramos estimular as ofertas públicas de empresas em crescimento, com a atividade operacional existente, promovendo a democratização do mercado e a diversificação de emissoras. O ambiente criado é mais dinâmico, acessível e favorável à inovação, com oportunidades reais para emissoras e investidores”, disse o presidente do CVM, João Pedro Nascimento. “O Easy também fortalece o crédito privado e reafirma o mercado de capitais como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social, canalizando recursos para a economia real, gerando emprego, renda e aumentando o empreendedorismo produtivo”.
Empresas não registradas
No novo regime, o CMP não registrado no CVM também poderá fazer valores de dívida representativa da dívida pública, destinados exclusivamente a investidores profissionais e são desobedecidos de contratar um coordenador.
Esses investidores são responsáveis por exigir as informações necessárias para formar seu julgamento sobre o investimento em oferta pública, como no regime CVM 160, incluindo a auditoria das demonstrações financeiras. Essas ofertas estão sujeitas ao limite de US $ 300 milhões.
Adesão ao regime
Os emissores já registrados podem ingressar no Easy após o cumprimento de certos requisitos, como obter o consentimento dos investidores, disse a CVM.
Novas emissoras poderão ingressar em sua listagem em um administrador de mercado organizado. O registro da CVM e a conseqüente classificação como CMP são obtidos automaticamente após a listagem.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings