Mesmo com o crescimento de criptomoedas nas redes, o que realmente envolve os brasileiros são investimentos conservadores, como renda fixa, disse Amanda Brum, CMO da Associação Brasileira de Entidades Financeiras e de Capitais (ANBIMA), em entrevista à Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
“Os dados mostram que os brasileiros estão mais confortáveis interagindo com o conteúdo sobre produtos como tesouro direto, CDBs, LCIs e LCAs, porque são investimentos mais familiares, ao contrário de criptografia, que geram interesse, mas ainda intimidam muito do público pelo risco de cometer erros ao falar ou investir”, explicou.
Segundo o diretor, a poupança, apesar da baixa renda, continua sendo o investimento mais citado e usado entre os brasileiros. “Em nossa pesquisa nacional, a poupança ainda é o principal destino do dinheiro dos brasileiros, o que mostra que ainda estamos no processo de tornar outros produtos tão populares e acessíveis quanto ele, e os influenciadores ajudaram nesse processo de educação e abordagem do público com novos investimentos”.
O número de influenciadores financeiros no Brasil quase triplicou nos últimos anos, refletindo o crescente interesse na educação financeira. “Até 2020, mapeamos 266 influenciadores financeiros e hoje têm mais de 740, com perfis que variam do mais geral ao ultra especializado, e isso também se reflete no público, que saltou de 74 milhões para mais de 263 milhões após esses perfis”, disse Amanda.
Leia mais:
O que fez Ibovespa exceder 141 mil pontos?
A maioria dos bancos espera desaceleração contida na expansão em crédito em 2025, diz a pesquisa
Para ela, apesar da tentação de conteúdo chamativo, o público está avaliando cada vez mais as informações úteis e confiáveis: “No mercado financeiro, quando a promessa é exagerada, a chance de fraude é enorme e deve -se lembrar que os produtos financeiros regulamentados são supervisionados por órgãos como Anbima e têm regras claras”.
O especialista disse que o cenário melhorou, mas a responsabilidade também se enquadra em quem consome o conteúdo. “Hoje o público é mais atencioso e sabe como identificar um Charlatan, mas também é essencial investigar quem está por trás das recomendações: se o influenciador tiver certificação, se ele puder falar sobre investimentos e se houver um conflito de interesses”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo é uma oferta de Crypto.com
Quer ganhar até US $ 30 em Crypto.com?
Resgate meu cupom
Clique aqui e registre -se agora usando o cupom Timesbrasil para ganhar um bônus de até US $ 30 em sua conta.