O projeto de lei que muda o regime de imposto de renda gerou alertas sobre possíveis impactos no PIB do Brasil e atratividade para investimentos, disse Fabrizio Panzini, diretor de relações governamentais da Amcham, em entrevista à Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
“Quando você aumenta esse aumento na taxa de renda através da remessa de dividendos e lucros de empresas multinacionais instaladas aqui, você está comprometendo o emprego, o investimento e o resultado positivo do projeto e está reduzindo o PIB em quase US $ 7 bilhões (cerca de US $ 37,8 bilhões no preço atual)”, disse ele.
Segundo o diretor, “o pequeno dispositivo que está no final do PL aumentará a carga tributária sobre as empresas e reduzirá a atratividade do Brasil para investimentos estrangeiros, reduzirá empregos, reduzirá o PIB e reduzirá a receita de exportação”.
Ele ressaltou que, embora a essência do projeto seja importante para a justiça tributária, há riscos claros na maneira como foi estruturada. “O projeto é muito importante para o país porque traz justiça tributária para aqueles que ganham menos de 5 ou até 7 mil reais e podem aumentar a economia e gerar maior consumo. Mas o dispositivo que aumenta a taxa de renda das empresas multinacionais compromete a competitividade e os efeitos positivos que o projeto pode gerar”.
Leia mais:
Em uma visita oficial, Alckmin anuncia um acordo agrícola entre o Brasil e o México
A dívida pública federal vai para R $ 7,9 trilhões com impacto de juros
Panzini defendeu a supressão de trechos que elevam a carga tributária corporativa, propondo alternativas mais equilibradas. “Em vez de gerar justiça fiscal para o indivíduo, o projeto acaba sobrecarregando as empresas e tornando o Brasil menos competitivo diante de capital estrangeiro que procura investir aqui”.
Ele também comparou a tributação brasileira com os padrões internacionais, alertando o impacto negativo no ambiente de negócios. “O mundo reduziu as taxas de imposto de renda. A média dos países da OCDE é de pouco mais de 20%, enquanto o Brasil está em 34%nominal, e esse projeto, se aplicado na forma atual, pode levar algumas empresas a pagar mais de 40%. Em vez de alinhar nossa tributação com a prática internacional, estamos aumentando a carga de empresas que já enfrentam altos custos e riscos no Brasil”.
O executivo sugeriu soluções para compensar qualquer perda de impostos sem prejudicar a economia. “Se for necessária uma fonte maior de compensação, buscando uma maneira que não faça a atividade econômica andar para trás, o que não prejudica o ambiente de negócios, o que não remove o investimento estrangeiro. O objetivo é manter a justiça fiscal para indivíduos sem destruir a competitividade e a capacidade do projeto de gerar efeitos positivos na economia”.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings