Michael Burry, conhecido por antecipar o colapso imobiliário antes de 2008, voltou ao centro do debate ao visar um dos temas mais fortes do mercado: a inteligência artificial. Mesmo após retirar o registro formal de seu gestor, a Scion Asset Management, ele continua operando e agora afirma que o setor vive uma crise Bolha de IA.
A convicção de Burry é apoiada pelo trabalho de Phil Clifton, ex-gerente associado da Scion e agora chefe da Pomerium Capital. Numa análise interna obtida pela CNBC, Clifton afirma que a rápida adoção da IA generativa ainda não se traduziu em fundamentos económicos capazes de justificar investimentos recordes em infraestruturas.
Para ele, o entusiasmo é desproporcional ao potencial retorno no curto prazo. “Uma tecnologia pode transformar o mundo, mas isso não garante que será um bom negócio”, escreveu.
Investimento pesado, retorno incerto
Clifton destaca que a economia por trás da IA ainda não acompanhou o volume de uso. Estudos citados por ele mostram que mais de 60% dos adultos nos EUA interagem semanalmente com IA, mas o impacto financeiro é pequeno comparado aos gastos das big techs.
Um exemplo: espera-se que a OpenAI ultrapasse os 20 mil milhões de dólares em receitas anualizadas em 2025. No mesmo período, o investimento global em infraestruturas de IA já se aproxima dos 400 mil milhões de dólares por ano e poderá atingir os 3 biliões de dólares nos próximos cinco anos, segundo estimativas do Man Group.
A tese de Bolha de IA compara o momento atual com o excesso de capacidade de telecomunicações no início dos anos 2000, quando a instalação de fibras ópticas excedeu a procura real e levou a uma queda abrupta dos preços.
Riscos de excesso de infraestrutura
Clifton diz que a indústria da nuvem repete esse padrão construindo data centers e expandindo a capacidade de processamento na expectativa de que a demanda futura preencha a lacuna. No entanto, há sinais de revisão por parte de grandes empresas: a Microsoft cancelou projetos de data centers que consumiriam 2 gigawatts de eletricidade, enquanto a administração do Alibaba alertou para uma possível bolha no setor.
Segundo a análise, o risco é que a adoção da IA progrida mais lentamente do que o esperado, deixando investimentos pesados sem retornos adequados.
Nvidia no centro da discussão
Nenhuma empresa simboliza melhor a corrida da IA do que a Nvidia, impulsionada por pedidos de GPU sem precedentes. Mas a tese de Bolha de IA questiona se os clientes conseguirão gerar retorno suficiente para justificar os gastos com hardware.
Leia também:
Nvidia cita Michael Burry em memorando secreto para combater alegações de bolha de IA
Os investidores globais permanecem otimistas em relação às grandes tecnologias e à corrida pela IA
O ponto central é o ciclo de atualização. Os gigantes da tecnologia estenderam a vida útil contábil dos servidores para seis anos, enquanto a Nvidia lança novos chips anualmente, tornando as gerações anteriores menos eficientes mesmo antes do término do período de depreciação.
A empresa argumenta que seus chips permanecem produtivos por mais tempo devido ao ecossistema CUDA. Maspara Burry e outros críticos, há uma contradição: a Nvidia promove as vantagens das novas gerações e, ao mesmo tempo, garante que os modelos antigos permaneçam competitivos. Para eles, uma dessas narrativas não se sustenta.
Uma nova etapa para a tese
Burry iniciou recentemente um boletim informativo no Substack para detalhar sua visão. Ele argumenta que a IA continuará a avançar, mas que os preços dos activos do sector já reflectem expectativas de retorno irrealistas. Para ele, os sinais de desequilíbrio lembram ciclos anteriores de excesso de investimento.
Se o Bolha de IA se realmente aparece ou não, ainda está em aberto. Mas Burry, mais uma vez, decidiu ficar do lado menos confortável da narrativa dominante.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.