O objetivo foi alcançado por uma investigação antitruste da UE sobre a utilização de funcionalidades de IA em WhatsAppà medida que o bloco europeu continua a intensificar os desafios aos gigantes tecnológicos dos EUA.
A investigação examinará se a nova política Meta para permitir que os provedores de IA acessem o WhatsApp poderia violar as regras de concorrência da UE, disse Bruxelas.
Uma nova política anunciada por Meta em outubro proibiu os provedores de IA de usar uma ferramenta que permite às empresas entrar em contato com clientes via WhatsApp quando a IA é o principal serviço oferecido, disse Comissão Europeia.
Embora as empresas ainda possam usar ferramentas de IA para funções como suporte ao cliente, o bloco estava preocupado que a nova política pudesse “impedir que fornecedores terceirizados de IA oferecessem seus serviços através do WhatsApp no Espaço Económico Europeu (EEE)”, acrescentou.
“As alegações são infundadas”, disse um porta-voz da WhatsAppacrescentando que a interface de programação do aplicativo (API) do aplicativo não foi projetado para suportar bots de bate-papo da IA e “coloca uma pressão sobre nossos sistemas”.
Saiba mais:
Meta demite um dos principais executivos da Apple
Trump reduz metas verdes e promete ‘renascimento’ da indústria automotiva
“O espaço da IA é altamente competitivo e as pessoas acessam os serviços de sua escolha de diversas maneiras, incluindo lojas de aplicativos, mecanismos de busca, e-mailintegrações de parceria e sistemas operacionais”, acrescentou a empresa.
Isto ocorre meses depois de a Comissão ter multado o Google 2,95 mil milhões de euros (3,45 mil milhões de dólares) por violação de regras antitruste sobre publicidade on-line. Em abril, a Apple foi multada em 500 milhões de euros após ser considerada culpada de violação de obrigações anti-direção. No mesmo mês, a Meta foi multada em 200 milhões de euros por violar as obrigações de dar aos consumidores a escolha de um serviço que utilize menos os seus dados pessoais.
Multas por violar as regras antitruste provenientes da UE podem atingir até 10% das receitas anuais de uma empresa. Não há datas definidas para o fim da investigação antitrustemas os casos anteriores arrastaram-se durante anos.
“Devemos garantir que os cidadãos e as empresas europeias possam beneficiar plenamente desta revolução tecnológica e agir para prevenir titulares digitalistas dominantes abusam de seu poder para tirar (multidão) concorrentes inovadores”, disse o Comissário de Concorrência do bloco, Tereza Ribera.
A investigação abrangerá toda a EEEexcepto a Itália, para evitar sobreposições com os seus próprios procedimentos em curso.
O Presidente dos EUA, Donald Trumpjá havia ameaçado a UE com uma investigação que poderia levar a tarifas pela imposição de multas e regulamentações aos gigantes da tecnologia do país.
“Como eu disse antes, a minha administração NÃO permitirá que estas ações discriminatórias permaneçam”, disse ele depois que a UE multou o Google em setembro.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.