O comitê de vacinas escolhido a dedo (escolhido a dedo) pelo Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr.está programado para votar na quinta-feira sobre a mudança de uma recomendação de longa data de que todos os bebês sejam vacinados contra a hepatite B dentro de 24 horas após o nascimento.
Não está claro se o painel, denominado Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP), atrasará significativamente ou eliminará completamente a chamada dose de nascimento da vacina. O grupo adiou a votação da vacina em setembro porque alguns membros pediram primeiro uma discussão mais robusta.
Mas qualquer mudança poderá ter consequências de longo alcance: alguns especialistas em saúde pública afirmam que vacinar menos recém-nascidos contra o vírus pode representar o risco de um aumento de infecções crónicas entre as crianças.
A hepatite B, que pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o nascimento, pode causar doença hepática e morte precoce. Não há cura.
“Temos uma vacina que é altamente eficaz na prevenção de uma doença incurável. Devemos aproveitá-la ao máximo”, afirmou. Neil Maniarprofessor de saúde pública da Universidade Nordestepara CNBC.
Saiba mais:
Pfizer reduz prejuízos, mas receita cai com queda de vacinas e antivirais contra Covid-19
Empresa na Indonésia fortalece cenário global de vacinas para países em desenvolvimento
Brasil e Índia assinam acordo para fortalecer produção de vacinas
A recomendação da dose ao nascer foi introduzida em 1991 e é considerada responsável pela redução de infecções em crianças em 99% desde então. Maniar chamou-lhe uma “notável história de sucesso que corremos o risco de reverter” se o comité alterar a recomendação.
As decisões do painel não são juridicamente vinculativas, uma vez que cabe aos estados exigir as imunizações. Mas as recomendações de ACIP têm implicações significativas sobre se os planos de seguros privados e os programas de assistência governamental cobrem vacinas gratuitas para crianças elegíveis.
A próxima reunião de dois dias do painel em Atlanta vem depois que Kennedy foi desmantelado no início deste ano (Imagem: BBC)eviscerado) o comitê e nomeou 12 novos membros, incluindo alguns críticos de vacinas bem conhecidos. Durante a reunião de Setembro, alguns conselheiros levantaram questões sobre se os benefícios da vacina superam os potenciais riscos de segurança.
Mas a injeção (golpear) é “uma vacina incrivelmente segura com riscos mínimos”, disse o Dr. Sean O’Learypresidente do Comitê de Doenças Infecciosas da Academia Americana de Pediatriadurante um resumo mídia na terça-feira.
“Nunca vi febre realmente associada à vacina contra hepatite B”, disse ele. O’Learyque praticou pediatria geral durante oito anos e trabalhou em uma creche neonatal.
O AAPque publica o seu próprio calendário de vacinação, ainda recomenda a dose universal à nascença da vacina contra a hepatite B porque “salva vidas”, acrescentou.
Uma nova revisão, publicada terça-feira, de mais de 400 estudos abrangendo quatro décadas também não encontrou provas de que o adiamento da dose universal da vacina contra a hepatite B à nascença melhore a segurança ou a eficácia. A revisão também descobriu que a dose ao nascer não causou quaisquer eventos adversos graves ou mortes a curto ou longo prazo.
Um estudo do CDC O ano de 2024 mostrou que o atual calendário de vacinação ajudou a prevenir mais de 6 milhões de infeções por hepatite B e quase 1 milhão de hospitalizações relacionadas com a hepatite B.
O Merck e o GSK fabricar as vacinas contra hepatite B usadas desde o nascimento. Nenhuma das vacinas é uma fonte significativa de receita para as empresas.
Ainda assim, a Merck reagiu durante a reunião do painel de setembro (empurrado para trás) contra a alteração da recomendação.
“A reconsideração da vacinação de recém-nascidos contra a hepatite B no calendário estabelecido representa um sério risco para a saúde das crianças e do público, o que pode levar ao ressurgimento de doenças infecciosas evitáveis”, afirmou o médico Richard Hauptchefe de assuntos médicos e científicos globais da Merck.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos