A atividade industrial de China voltou a melhorar em novembro, mas permaneceu em contração pelo oitavo mês consecutivo, segundo dados oficiais divulgados neste domingo (30). A queda nos serviços após o fim das férias também mostrou uma perda de ritmo no lado não industrial da economia.
O índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial subiu para 49,2, um aumento de 0,2 pontos em relação a outubro. Mesmo assim, o indicador permanece abaixo da linha de 50 pontos, que separa expansão de contração. O PMI não industrial caiu para 49,5, queda de 0,6 pontos, enquanto o índice composto ficou em 49,7.
Melhoria moderada na fabricação
A produção industrial de China ganhou ligeiro impulso, com o índice de produção atingindo 50 pontos e as novas encomendas avançando para 49,2. As pequenas empresas mostraram recuperação, com o seu PMI a subir para 49,1 – o mais elevado em quase seis meses. Os médios fabricantes também registaram um aumento, para 48,9, enquanto os grandes grupos caíram para 49,3.
O setor de alta tecnologia manteve-se em ponto positivo, permanecendo em expansão pelo décimo mês consecutivo, com leitura de 50,1. Os fabricantes de equipamentos e bens de consumo voltaram à contração. As indústrias intensivas em energia melhoraram, atingindo 48,4.
A confiança também apresentou ligeiro aumento. O índice que mede as expectativas de produção e negócios subiu para 53,1, com setores como fundição de metais não ferrosos e equipamentos aeroespaciais registrando projeções acima de 57.
Serviços perdem força após fim de feriados na China
No setor não industrial, os serviços e a construção desaceleraram após o impulso temporário dos feriados da Golden Week, realizada entre 1 e 8 de outubro. O segmento de serviços caiu para 49,5, mas algumas áreas mantiveram atividade elevada, como transporte ferroviário, telecomunicações, transmissão por satélite e serviços financeiros — todos acima de 55.
Leia também:
As contas de luz ficarão mais baratas em dezembro; entender
Principais SUVs de 2025: confira o ranking dos 20 modelos mais vendidos em outubro
Os sectores ligados ao mercado imobiliário mantiveram-se fracos, com a actividade abaixo de 50. A construção registou um ligeiro aumento, atingindo 49,6, suportada por expectativas de curto prazo mais favoráveis, com o índice de sentimento do sector a subir para 57,9.
As novas encomendas de serviços situaram-se em 45,7, indicando menor procura. Os custos de insumos subiram para 50,4 e os preços praticados, embora ainda negativos, reduziram o ritmo de queda.
Emprego melhora ligeiramente
O trabalho na indústria transformadora subiu para 48,4, enquanto o sector não industrial avançou para 45,3. Os prazos de entrega dos fornecedores às fábricas melhoraram, atingindo 50,1.
Os PMI de China São calculados com base em entrevistas com cerca de 3.200 fabricantes e 4.300 empresas de serviços e construção, e são considerados um barómetro inicial do ritmo da economia.
Pressão externa e fraca procura interna na China
A indústria chinesa está a sentir os efeitos das novas tarifas implementadas pelos Estados Unidos desde Abril, quando o governo norte-americano aumentou os impostos sobre os produtos chineses. O impacto aparece nos lucros industriais, que caíram 5,5% em outubro —o pior resultado desde junho.
Apesar disso, os lucros acumulados de Janeiro a Outubro registaram ainda um aumento de 1,9%, embora inferior ao observado nos primeiros nove meses do ano. O crescimento da economia do China também perdeu força, com alta de 4,8% no terceiro trimestre.
As tensões comerciais aumentaram novamente em Outubro, quando Washington ameaçou impor tarifas de 100%. Um acordo alcançado no final do mês na Coreia do Sul reduziu as tarifas sobre produtos químicos e suspendeu as restrições chinesas às terras raras por um ano. Também reabriu as compras chinesas de soja e outros produtos agrícolas dos EUA.
Mesmo com a trégua, a procura interna continua fraca. A desaceleração prolongada do sector imobiliário e do mercado de trabalho está a pressionar o consumo. Pequim adotou medidas graduais para estimular a economia, concentrando-se na expansão do consumo e no fortalecimento da produção de tecnologia, mas evitando novos pacotes amplos de estímulo para manter a meta de crescimento em torno de 5%.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.