Durante o Cimeira Celac-UEo presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo à retomada da integração regional, ao fortalecimento da multilateralismo e a eleição de um mulher latino-americana para chefiar as Nações Unidas.
O evento, realizado em Santa Marta, na Colômbia, reuniu líderes de Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e de União Europeia (UE).
Leia também:
Cúpula Celac-UE começa na Colômbia marcada por ausências e tensões com os EUA
Lula participa hoje de cúpula da Celac na Colômbia em meio a tensões no Caribe
Lula começou seu discurso expressando solidariedade às vítimas das tempestades que atingiram o Caribe e o Paranáantes de criticar a fragmentação política da região.
“Somos mais uma vez uma região balcanizada e dividida, mais voltada para fora do que para dentro”, afirmou.
O presidente alertou que a intolerância e o extremismo político impediram o diálogo e corroeram as instituições democráticas. “As nossas cimeiras tornaram-se um ritual vazio, do qual os principais líderes regionais estão ausentes”, disse ele.
Paz e direito internacional na cimeira Celac-UE
Durante o Cimeira Celac-UELula destacou que a América Latina é uma região de paz e que “as democracias não combatem o crime violando o direito internacional”. Para ele, a segurança pública é um direito humano fundamental que deve ser garantido com instituições sólidas e cooperação entre os países.
O presidente destacou que o combate ao crime transnacional exige ações coordenadastroca de informações e operações conjuntas. Mencionou a reativação do Comando Tripartidoentre Brasil, Paraguai e Argentina, e o Centro de Cooperação Internacional da Amazôniacom sede em Manaus, que reúne agentes de nove países sul-americanos.
Meio ambiente e transição energética
Em Cimeira Celac-UELula defendeu uma aliança entre América Latina e Europa na preservação ambiental. Ele afirmou que COP30com sede em Belém, é uma oportunidade para mostrar que “conservar as florestas é cuidar do futuro do planeta”.
“O Fundo Florestas Tropicais para Sempre é uma solução inovadora para mostrar que vale mais a pena manter as florestas em pé do que serem derrubadas”, declarou.
Segundo o presidente, o a transição energética é inevitável e a região tem potencial para ser uma fonte fiável de energia limpa, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis.
Cúpula Celac-UE discute acordo Mercosul-UE
Lula exigiu que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia será concluída ainda este ano, durante a próxima cúpula do bloco sul-americano.
“Espero que ambos os blocos possam finalmente dizer sim ao comércio internacional baseado em regras como resposta ao unilateralismo”, disse ele.
O presidente disse que o tratado poderia criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, abrangendo 718 milhões de pessoas e um PIB combinado de US$ 22 trilhões.
Representação feminina e o papel da ONU
Terminando seu discurso Cimeira Celac-UELula defendeu maior representação feminina em cargos de liderança global e pediu que uma mulher latino-americana assumisse a Secretaria-Geral da ONU.
“Chegou a hora de termos uma mulher latino-americana na Secretaria-Geral das Nações Unidas.”
O presidente concluiu pedindo à América Latina, ao Caribe e à Europa que promovam uma agenda de paz, cooperação, comércio, investimento e desenvolvimento sustentávelcapaz de gerar empregos e reduzir desigualdades.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos