O setor de agronegócio Ele procura ser reconhecido como “parte da solução” e decolar da imagem “Problem” quando vinculado à crise climática. É isso que mostra o documento apresentado por Confederação da agricultura e gado do Brasil (CNA)em Brasílianesta Quarta -feira (24).
As propostas e reivindicações do setor para o 30ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP30)que será mantido em Belém (PA)Em novembro, eles devem subsidiar discussões envolvendo Agro.
Entre os principais pontos da posição estão a defesa de um acessível e diretamente direcionado aos produtoresum Inserção da agricultura no centro de decisões do cronograma climático global e a criação de mecanismos que valorize o papel do setor nas ações de mitigação e adaptação.
De acordo com CnaO documento foi preparado a partir de debates com Produtores rurais, pesquisadores e líderes da indústriae traz diretrizes que buscam reforçar a agricultura como “Solução climática e protagonista na garantia de segurança alimentar global”.
A Confederação também acrescenta que as demandas apresentadas procuram reconciliar conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
“Eles também não entenderam que a agricultura no Brasil é uma atividade de creme. Eles não entenderam que não precisamos desmaiar nada, que a irregularidade é feita pela marginalidade, não por produtores rurais”, disse ele João MartinsPresidente da entidade.
Gargalos e melhorias
A entidade aponta o financiamento como o principal gargalo da ação climática e argumenta que os recursos chegam diretamente aos produtores, com Crédito rural diferenciado, seguro climático e redução no custo do endividamento. A proposta é apoiada por Objetiva global de financiamento climáticoque prevê US $ 300 bilhões por ano até 2035.
Coloque o Produtores rurais no centro das decisões climáticasespecialmente dentro do grupo de trabalho de COP30 conhecido como SSJWA (Sharm Elheikh Trabalho Conjunto para Agricultura e Segurança Alimentar)Foi também uma demanda apresentada.
Outro ponto de destaque está no pedido de Melhorias na ferramenta de monitoramento de contratos de Paris, The Global Stocktake (GST)com plataformas visuais e acessíveis Para comparar ações entre países e setores. Para o CnaEssa transparência é vital para avaliar os esforços globais e estimular novos objetivos.
Leia mais:
O movimento de deputados dos EUA em defesa do café brasileiro dá esperanças na luta pelo fim da tarifa
Exportação de cafés especializados para os EUA Plummers quase 80% com tarifa
O Confederação também pergunta o Indicadores de adaptação climática ajustável às realidades de cada país, especialmente o Agricultura tropical. O reconhecimento das práticas já adotadas pelos produtores é apontado como “essencial para fortalecer a ambição climática”, diz o documento. A CNA também argumenta que os avanços na mitigação devem ser limitados em COP30mas reforça que o setor agrícola tem um grande potencial para contribuir, incluindo Geração de crédito de carbono e para os produtores serem recompensado por práticas sustentáveis.
Finalmente, a entidade defende um Transição climática moldada para as particularidades do setor agrícolarejeitando Soluções uniformes ou Barreiras comerciais unilateraise cobra investimentos em capacitação e transferência de tecnologia.
O documento também sugere ações específicas para o Agricultura na região da Amazôniaargumentando que é necessário reconhecer o valor de Presença humana na floresta e combate estigmatização de agricultores locais.
A entidade recomenda o Reconhecimento da produção sustentável como parte do cronograma climático; Terra e regularização ambiental; criação de Linhas de crédito específicas para a região; combate a desmatamento ilegal com incentivos econômicos; suporte para Bioeconomia alimentar baseado em ciência e inovação; investimentos em Logística, energia limpa e conectividade; fortalecimento soberania e segurança na região; e o Apreciação do produtor amazônico.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings