O A Itália deve retomar a liderança mundial na produção setorialDe acordo com as projeções divulgadas na quarta -feira (10), pelo Ministério da Agricultura e pela União do Vinho do país. A estimativa é de 47 milhões de hectolitros de vinho e deve, para 2025, volume, o que representa um crescimento de 8% em comparação com 2024, retorna ao nível médio dos anos anteriores.
O desempenho italiano na última década manteve o país no topo do ranking global por cinco anos consecutivosExceto 2023, quando a França assumiu a liderança devido à queda histórica na produção italiana, impactada por condições climáticas extremas e doenças fúngicas nas plantações.
Umplash.
A recuperação regional aumenta os números nacionais
No sul da Itália, a produção deve crescer 19%, com regiões como Sicília e Pugliabeneficiou -se de chuvas intensas na primavera, que elevou o nível das águas subterrâneas e ajudou a proteger as videiras durante um verão cedo e quente. Por outro lado, O nordeste do país enfrentou adversidades Como clima e doenças instáveis, mantendo a região do local, o maior produtor da Península, na média histórica.
A projeção é para a Itália superar a França novamente, que deve colher 37,4 milhões de hectolitros, prejudicados pelo calor intenso em agosto. Espanha aparece na sequência, com uma previsão de 36,8 milhões de hectolitros. Em um relatório, a união vinícola italiana e a Associação de Varrões Italianos classificaram a colheita como “equilibrada, sem picos extraordinários de produção, mas com perspectivas interessantes de qualidade, variando de bom a excelente em quase todo o país”.

Freepik.
Desafios do mercado e preocupações do setor
No mercado estrangeiro, a demanda por vinhos italianos recuou 4% nos primeiros cinco meses de 2025 e também houve retração no consumo doméstico, exceto no segmento cintilante. O setor demonstrou preocupação com os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
De acordo com o presidente da União do Vinho, Lamberto Frescobaldi“Enfrentamos dificuldades que afetam não apenas a Itália, mas todos os países produtores”. Ele acrescentou: “A qualidade do nosso vinho é indiscutível, mas mesmo um bom vinho, se produzido em excesso, faz com que o setor perca o valor”. Frescobaldi também enfatizou que, “sob as condições atuais do mercado, será difícil garantir uma compensação justa ao setor com uma colheita de 47,4 milhões de hectolitros, o que ainda pode adicionar cerca de 37 milhões de hectolitores armazenados em vinícolas”.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings