O terceiro dia do julgamento do ex -presidente JAIR BOLSONARO nó Tribunal Federal Supremo (STF) Mantenha o Mercado em medida de espera. Segundo João Carlos OliveiraSuperintendente da tabela de operações de MoneyCorpO cuidado deve continuar a ditar negócios na taxa de câmbio na quarta -feira (10).
Leia mais:
Gayer: ‘Thread of Hope’ da defesa dos réus, Luiz Fux pode ter um voto decisivo no julgamento de Bolsonaro e aliados
A decisão da FUX no julgamento da tentativa de golpe pode ser o termômetro de tensão na Suprema Corte
O dólar Tende a seguir a apreciação contra o real, com os investidores cientes da sequência dos votos dos ministros, depois de duas manifestações já pela condenação. A percepção é que as oscilações mais altas podem ocorrer posteriormente, especialmente na sexta -feira, quando se espera a definição do prazo para retenção e prisão dos réus.
Nó cenário externoA possibilidade de condenação também é monitorada de perto. Oliveira lembra que o medo é que o presidente americano, Donald TrumpHarden ainda mais a postura comercial contra o Brasil. Apesar de Tarifa de 50% Em vigor, espera -se que novas sanções ou maiores taxas de produtos exportados brasileiros entrem no radar, acrescentando volatilidade ao meio ambiente e reforçando a postura defensiva dos investidores.
Impactos esperados
Desde o início do julgamento, os analistas lembraram que o mercado está precificando a saída de Bolsonaro da disputa eleitoral de 2026 desde a decisão do Tse Isso o tornou inelegível. Portanto, uma condenação no STF não deve surpreender. O medo, no entanto, é que o resultado vai além do campo político e traz efeitos imediatos em troca, juros e bolsa de valores.
Para Adriana Riccifundador de SHS InvestmentsA expectativa de instabilidade política pode se mover diretamente para a taxa de câmbio. “O investidor é movido pela confiança. O risco de atrito com os Estados Unidos pode fortalecer o dólar e aumentar a volatilidade da bolsa de estudos. A apreciação da moeda americana torna importado, pressiona a inflação e pode alterar as expectativas sobre os juros. Isso chega ao consumidor: alimentação, crédito e viagens internacionais são alguns dos itens que podem se tornar mais caros”.
Risco diplomático
A dimensão diplomática pesa ainda mais depois que Trump citou Bolsonaro anunciando 50% contra as taxas contra o Brasil em julho. Especialistas avaliam que uma possível condenação pode abrir espaço para novas medidas de retaliação dos EUA, incluindo sanções para instituições financeiras brasileiras e Restrições comerciais.
O economista André perfeito Ele alertou que Trump provavelmente endurecerá as sanções. “Não há muito a dizer, lembre-se de que, se o ex-presidente Jair Bolsonaro for condenado-e parece que sim-Trump retaliará o Brasil. Não podemos saber o que fazer, mas deve fazer, porque, se não perde sua ‘alavancagem’ sobre o Brasil”, disse ele.
Segundo ele, o maior risco é que o Brasil entre no centro da disputa de Washington e Pequim: “Se não for retaliar o Brasil, tudo será pendurado na negociação com a China. E se Trump perder essa frente, virá com tudo sobre o Brasil”.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings