Para o Forças de defesa de Israel (IDF) confirmou na terça -feira (9) que o Explosões registradas em Doha, capital do Catarforam o resultado de um ataque dirigido contra a liderança do Hamas. Segundo os militares, a ofensiva tinha como líderes “diretamente responsáveis pelo massacre de 7 de outubro” e pelo comando da guerra contra Israel.
Países como Reino Unido, França e Alemanha condenado nisso Terça -feira (9) você Israel bombardeio em Dohaque tinha como alvo Líderes políticos do Hamas. Em resposta às críticas de França e de Reino UnidoPrimeiro Ministro Israel, Benjamin Netanyahuacusou os críticos de esquecer o Ataque mortal do Hamas a Israel em outubro de 2023.
O mercado financeiro também reagiu a ataques com Contratos futuros de petróleo terminando altoimpulsionado pelo aumento em risco geopolítico depois do O ataque de Israel ao Hamas no Catar. Os investidores também seguem a possibilidade de Novas sanções dos Estados Unidos contra a Rússia e o papel de China Ao absorver o suprimento superexual.
Em análise exclusiva para o Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoMarcelo Favalli levanta possibilidades de como o país pode ter realizado o ataque “cirúrgico”, pois enfrentou obstáculos geográficos, com limitações de equipamentos e a influência de outros países da região. Segundo ele, como Israel fez isso é “a questão de um milhão de dólares”.
Leia mais
O petróleo se fecha para cima após o ataque de Israel ao Hamas no Catar
Distância e tecnologia
A distância entre Israel e Catar é de aproximadamente 2.000 km, mas as rotas aéreas entre os dois países podem variar de 1.500 a 2.000 km. De acordo com o discurso de Israel, uma frota de 15 aeronaves foi usada para realizar esse ataque, o que implica o uso de equipamentos capazes de viajar por esse longo caminho, o que para um avião de combate “é muito”.
Como poucas aeronaves têm essa autonomia, é possível assumir que Israel tinha ajuda na região. Entre os equipamentos disponíveis no armado israelense, o mais rápido não tem a maior autonomia e aqueles que podem viajar de ida e volta não são os mais estratégicos para evitar a detecção da região.
“Como Israel deixou claro que havia 15 aeronaves nessa missão, também podemos entender que havia um cenário aqui, alguns mais lentos, mais atirados, flanqueados, protegidos por outro esquadrão que protegeu este que era o líder do bombardeio”, explica ele.
Além disso, também aponta para a possibilidade de usar aeronaves KC, capaz de reabastecer o ar de outras aeronaves.
Possíveis aliados de Israel
Embora uma fonte anônima diga à AFP que os Estados Unidos teriam sido avisados antes do ataque, ainda está em dúvida se o poder dos EUA sabia dos ataques.

A trajetória da frota israelense, além de passar por países com capacidade suficiente para detectar uma frota desse tamanho, também passou por vários pontos que têm base militar dos EUA.
Isso aumenta a possibilidade de que, se o país não tivesse ajuda americana, pelo menos deve ter alertado que passaria por isso, devido à quantidade de radares.
Finalmente, Favalli explica que, como Israel fez anteriormente, o país pode ter realizado um ataque cibernético anterior “para confundir os radares inimigos, para que eles passem despercebidos”, mas a dúvida sobre os detalhes da operação ainda continuou.
__
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings