Os produtores rurais afetados por eventos climáticos extremos terão acesso a uma nova linha de apoio financeiro, após a assinatura de uma medida provisória na sexta -feira, 5, pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT). A iniciativa prevê a liberação de R $ 12 bilhões para as dívidas renegociadas, com foco em até 100.000 agricultores pequenos e médios, que enfrentaram danos causados por secas e inundações nos últimos anos.
A proposta do governo visa facilitar a regularização financeira dos produtores endividados, garantindo a continuidade do suprimento de alimentos. Lula detalhou, em um vídeo publicado em redes sociais, que a medida cobre aqueles que perderam duas colheitas nos últimos cinco anos em municípios que decretaram a calamidade pública pelo menos duas vezes no mesmo intervalo. “Nos últimos anos, secas prolongadas e fortes inundações causaram grandes perdas aos nossos agricultores, gerando dívidas e criticando o crédito para a preparação da nova safra. Portanto, tomei a decisão de dar outra garantia ao setor.
Leia também
Alckmin Dry Culp and Dollar for Bad Government Results em pesquisa: ‘Retrato do momento’
Inundações tiveram apenas um impacto de curto prazo no RS IPCA em 2024, Mostrar BC
Fávaro cita a inclusão de CPRs na renegociação de dívidas produtoras de Rs
A medida se aplica a pequenos, médios e grandes produtores, com duas perdas de culturas nos últimos cinco anos em municípios que decretaram a calamidade duas vezes durante esse período ”, disse Lula, conforme liberado por Agência Brasil.
Critérios de acesso e prazos de renegociação
Os dados do governo indicam que a renegociação pode incluir até 96% dos pequenos e médios produtores com dívidas adiadas. Para ingressar, é necessário provar as perdas e residir em um município que declarou calamidade pelo menos duas vezes em cinco anos. O período de alta será de até nove anos, com um período de carência inicial de doze meses.
Os fundos divulgados pelo Tesouro Nacional serão distribuídos por bancos públicos, privados e cooperativos, com os BNDes responsáveis pela estruturação de operações. As taxas de juros serão inferiores às praticadas no mercado, variando de acordo com o tamanho do produtor: 6% ao ano para pequenos, 8% para média e 10% para os outros.
Os limites de crédito variam de R $ 250 mil, sob Pronaf, até R $ 1,5 milhão para pronamp, atingindo R $ 3 milhões para grandes produtores. As condições detalhadas serão estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, enquanto o risco de inadimplência estará totalmente sob a responsabilidade das instituições financeiras, sem transferência para o Tesouro.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings