O Antrópico Vai desembolsar pelo menos US $ 1,5 bilhão (sobre R $ 8,17 bilhões) para terminar um Ação coletiva nos Estados Unidosque a acusou de usar Livros de piratas Para treinar seus modelos de Inteligência Artificial (AI)de acordo com documentos apresentados ao tribunal neste Sexta -feira (5).
“Este acordo histórico excede qualquer outra compensação já conhecida por violação de direitos autorais““ Justin NelsonAdvogado dos autores do caso. “É o primeiro desse tipo na era da era”.
Leia também:
A Anthropic anuncia Novo Claude 4, que promete o poder do raciocínio maior que o ChatGPT-4.1
ChatGPT terá controle dos pais após a morte da adolescente
A IA tropeça após o avanço do chatgpt favoreceu o Google em um processo antitruste
Detalhes da ação coletiva e decisão judicial
O Antrópico Vai desembolsar pelo menos US $ 1,5 bilhão (sobre R $ 8,17 bilhões) para terminar um Ação coletiva nos Estados Unidosque a acusou de usar Livros de piratas Para treinar seus modelos de Inteligência Artificial (AI)de acordo com documentos apresentados ao tribunal neste Sexta -feira (5).
O acordo foi o resultado da ação apresentada pelos demandantes Andrea BartzAssim, Charles Graeber e Kirk Wallace Johnsonque acusaram a companhia de copiar ilegalmente seus livros para treinar o ClaudeAi chatbot que compete com o Chatgpt.
“Este acordo histórico excede qualquer outra compensação já conhecida por violação de direitos autorais““ Justin NelsonAdvogado dos autores. “É o primeiro desse tipo na era da era”.
Em uma vitória parcial para antropia, o juiz William Alsupde Tribunal Distrital dos EUAdecidido Junho Que o treinamento de Claude com livros – comprado ou pirateado – foi tão transformador que se encaixa como “uso justo”Pela legislação.
“A tecnologia em questão está entre os mais transformadores que muitos de nós veremos na vida”, escreveu Alsup em sua decisão, comparando o treinamento da IA à maneira como as pessoas aprendem lendo livros.
No entanto, o magistrado rejeitou o pedido do Antrópico de Proteção Total, afirmando que a prática de Faça o download de milhões de livros de piratas para configurar uma biblioteca digital permanente Não é justificado pelo uso justo.
““Continuamos comprometidos em desenvolver sistemas seguros de IAIsso ajuda pessoas e organizações a expandir suas habilidades, avançar na ciência e resolver problemas complexos ”, disse ele Sridhar AparnaDiretor Jurídico Antrópico, em resposta a AFP.
Meio milhão de livros
De acordo com acordo judicialo hit capas sobre 500 mil livrosque é igual a aproximadamente US $ 3.000 (R $ 16.334) por trabalho – quatro vezes o mínimo previsto para Lei de direitos autorais dos EUA.
Pelo acordo, o Antrópico deve Destrua os arquivos piratas originais e todas as cópias feitas. A empresa, no entanto, mantém o direito de usar livros que eram adquirido ou digitalizado legalmente.
“Este contrato envia uma mensagem clara para o IA: Existem sérias conseqüências para aqueles que pirateiam os trabalhos dos autores para treinar seu IAS, prejudicando precisamente aqueles que mais precisam ”, disse ele Mary RasenbergerCEO de Autores Guildem uma nota de apoio ao contrato.
O acordo, que ainda precisa ser aprovado pelo tribunal, acontece em um momento em que as empresas IA face aumento da pressão sobre suas práticas de treinamento de dados. Vários processos contra empresas como AbrirAssim, Meta e outros permanecem em andamento, com detentores de direitos alegando que o uso de conteúdo protegido sem permissão Lei de Propriedade Intelectual.
Investimentos e perspectivas antrópicas
O Antrópicosede em St. Francisanunciou esta semana que ele levantou US $ 13 bilhões (R $ 70,78 bilhões) em uma rodada de investimentos, que avaliaram a startup de IA em US $ 183 bilhões (R $ 996,99 bilhões).
O dinheiro será usado para Aumente a capacidade da empresaAprofundar pesquisas sobre segurança e apoio Expansão internacional.
Disputas antrópicas com espaço com IA Geral de gigantes como GoogleAssim, AbrirAssim, Meta e Microsoftem uma corrida que deve se mover Centenas de bilhões de dólares Nos próximos anos.
Com forte apoio de AmazonAntrópico foi fundado em 2021 por ex -executivos de Abrir e cresceu rapidamente desde o lançamento de Claudeno início de 2023. A receita anual da empresa multiplicado por cincochegando US $ 5 bilhões (R $ 27,22 bilhões) Desde o início deste ano.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings