Enquanto os setores brasileiros estão se preparando para a missão comercial em Washington nos dias 3 e 4 de setembro, há uma preocupação de que o julgamento do ex -presidente Jair Bolsonaro no STF possa causar uma reação contrária do governo dos EUA sobre tarifas aplicadas aos produtos brasileiros.
A primeira turma da Suprema Corte começa na terça -feira (2) as sessões do julgamento do acusado de tentativa de golpe que poderia condenar Bolsonaro e sete aliados pela trama do golpe que procurou reverter o resultado das eleições de 2022. O episódio histórico poderia trazer à prisão um ex -presidente da República e Generais do Exército, uma medida sem precedentes desde a redemocratização do país.
Leia também:
Brasilia terá um esquema de segurança especial durante o julgamento de Bolsonaro, que começa na terça -feira
O julgamento de Bolsonaro começa na terça -feira e terá oito sessões; Entenda o passo a passo
Ao mesmo tempo, a atenção à postura de Donald Trump cresce diante do julgamento. Isso ocorre porque o presidente dos EUA já expressou apoio publicamente a Bolsonaro e citou a situação do ex -presidente Entre os motivos para aplicar a taxa de 50% na importação de produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agostoAlém das sanções contra os ministros do STF.
Enquanto isso, a missão comercial, que reunirá associações setoriais, federações estaduais e grandes empresas, visa expandir o diálogo com as autoridades e o setor produtivo dos EUA.
De acordo com a CNI, a estratégia inclui buscar novas exceções à regra, expandir a lista de produtos com tarifas reduzidas, monitorar a investigação 301 e envolver o público de interesse nos EUA, criando canais de diálogo entre os dois governos.
“Nosso objetivo é sensibilizar o lado americano, trazendo propostas concretas de interesse mútuo, para acelerar as negociações e incluir setores relevantes, mesmo aqueles com menor peso financeiro, mas uma grande representação industrial”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban.
The delegation will have leaders of associations from various sectors: toys (Abrinq), machines and equipment (ABIMAQ), textile (abit), aluminum (abal), meat (abiec), wood (abimci), coffee (ABFA), ceramics (anfacecer), rocks (centerrochas) and leathers (cycb), besides federations Industrials of Goiás (Fieg) and Santa Catarina (FIESC). Empresas como Tupy, Embraer, Stefanini, Novelis e Siemens Energy também confirmaram a presença.
O diretor de relações internacionais da CNA, Sueme Mori, participará da audiência pública para defender o agro brasileiro diante do processo do governo dos EUA, aberto em supostas “práticas injustas” de comércio.
Ela terá cinco minutos de discurso na audiência, programada para quarta -feira (3), às 10h (horário de Washington), na Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos, 500 e St SW, Washington, DC. Detalhes sobre formato, restrições de acesso e uso de telefones móveis ainda estão sendo limpos.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings