O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse na quinta -feira (28) que as ações do governo federal para combater a fraude no setor de combustível estão totalmente alinhadas com as operações da polícia federal.
Segundo ele, as medidas fortalecem a inspeção em todo o país. A declaração ocorreu no mesmo dia em que a PF lançou a Operação Hidden Carbon, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro bilionário envolvendo distribuidores, plantas e fintechs.
“Os consumidores não podem ser prejudicados por adulterações, fraudes fiscais ou práticas ilegais. Estamos agindo de maneira estruturada e firme, criando instrumentos que apóiam as autoridades competentes e impedem crimes como os investigados na Operação Prosperem”, disse Silveira.
Dez medidas
Segundo o ministro, desde 2023, a MME conduz um pacote de dez medidas destinadas a fortalecer a inspeção e aumentar a transparência no mercado de combustíveis.
Segundo Silveira, essas iniciativas já são consideradas um marco pelo governo na construção de um ambiente mais seguro, justo e competitivo. Ações destinadas a adulterações em postagens para sofisticada fraude fiscal e pirataria em vias navegáveis.
Novas regras para distribuidores delinqüentesgarantir a conformidade com o mandato do biodiesel e os objetivos do Renovabio;
Criminalização do inadimplência ambientalculpar as empresas que não cumprem as obrigações legais de sustentabilidade;
Reforço da inspeção de ANPcom equipamentos doados pela iniciativa privada;
Integração de dados fiscais entre as secretarias da ANP e da fazenda estadual, expandindo a rastreabilidade e o monitoramento;
Apoio a contas que aumentam as penalidades por roubo e roubo de combustível;
Combate ao devedor de alongamentocom suporte ao processamento de contas complementares nº 164/2022 e 284/2017;
Contribuições técnicas para a reforma tributáriaincluindo monopasia para o setor de combustível;
Estratégias específicas para a região norteconcentrando -se em enfrentar a pirataria nas vias navegáveis da Amazônia;
Articulação legislativareforçar a estrutura legal contra fraude e evasão;
Integração institucionalenvolvendo a polícia federal, o Serviço de Promotoria Pública, a Câmara Civil e os Ministérios da Justiça e Finanças.
Combate sistêmico para fraude
Silveira enfatizou que as medidas aumentam a capacidade de aplicação e apoiam investigações policiais e judiciais. “O problema é sistêmico: envolve, desde adulteração de combustível e distribuição irregular até esquemas sofisticados de lavagem de dinheiro. Nosso objetivo é estrutural, protegendo o consumidor, garantindo a coleta e promovendo um mercado muito competitivo e competitivo”, disse ele.
O ministro também apontou que a MME coordena os esforços com a ANP, a polícia federal, os secretariados da fazenda estadual e os órgãos de controle. Além disso, representantes do setor produtivo e parlamentares também participam da articulação.
O objetivo, de acordo com Silveira, é consolidar um sistema de inspeção robusto, capaz de máxima eficácia em operações como o acionado hoje.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings