A crise de COEs (Certificados de Operações Estruturadas) estrelando Braskem e Ambipar reacendeu as preocupações no mercado financeiro, em meio ao aumento da alavancagem das empresas brasileiras e à fragilidade de alguns balanços corporativos.
Nos bastidores, o episódio já é chamado pelos analistas de “Momento Americanas em menor escalaA expressão remete ao colapso da varejista em janeiro de 2023, quando mais de R$ 20 bilhões em perdas ocultas.
“O mercado começa a desconfiar de narrativas otimistas e de balanços excessivamente criativos”, afirma Carlos Honoratoprofessor em Escola de Negócios FIA.
Leia mais:
XP avalia criação de fundo para investidores afetados pelo COE da Ambipar
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem
Ambipar vive montanha-russa com vitória jurídica e acionista majoritário queimando ações
Uma pesquisa sobre Links Aita mostrou que PDG, Infracommerce, Mont Aranha, Recrusul, Oi, Gol, Azul, Gafisa, Sequoia e Raízen perdido metade ou mais do seu valor de mercado somente em 2025. Metachegou a anunciar que vai deixar o B3.
Para Alexandre Peteanparceiro de Capital A7os casos Braskem e Ambipar não são isolados, mas também não constituem um colapso generalizado. “O que vemos é uma reavaliação do risco num ambiente de altas taxas de juros e liquidez restrita. O investidor precisa olhar além da taxa de retorno e entender verdadeiramente a qualidade do emissor”, afirma.
Petean destaca que a renda fixa, embora atrativa em períodos de altas taxas de juros, não isento de riscos. “Taxas mais altas refletem riscos maiores. O ideal é rever a carteira, conhecer bem os emissores, impor limites de exposição por empresa e não aplicar apenas pela rentabilidade”, afirma.
Segundo o analista, o crédito privado continua a ser uma boa alternativa de diversificaçãodesde que o investidor tenha orientação especializada e manter a disciplina na gestão de riscos.
Apesar das diferenças, Braskem, Ambipar e Americanas compartilham um denominador comum: dívida excessiva em um cenário de juros altos.
No caso de Ambiparo gatilho da crise foi o pedido de medida cautelar na Justiça para se proteger dos credores — atitude que gerou desconfiança, principalmente porque a empresa havia denunciado caixa robusta semanas antes. “Isso levantou dúvidas sobre a consistência das informações divulgadas e causou uma forte crise de confiança”, explica Petean.
Já o Braskem passou a ser acompanhado de perto após a contratação consultores financeiros e jurídicos rever a sua estrutura de capital – uma medida que normalmente preceder pedidos de recuperação judicial. Ainda assim, a presença de Petrobras como acionista relevante pode ajudar a conduzir um possível processo de reestruturação “de forma mais organizada”, avalia o especialista.
Embora o ambiente seja cauteloso, os analistas descartam uma efeito dominó como observado no caso Americanas. O diagnóstico é claro: o mercado está mais seletivo, mais técnico e menos tolerante com surpresas contábeis – e isso, apesar do barulho, pode ser um sinal de maturidade.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos