O governo federal anunciou na segunda -feira (25) uma nova linha de crédito de R $ 12 bilhões focado na modernização do parque de fábrica brasileira e na difusão de equipamentos com 4.0 tecnologias. A iniciativa está operacionalizada por Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por Financiador de estudos e projetos (Finep).
O objetivo é expandir a produtividade da indústria nacional e incentivar o uso de soluções tecnológicas avançadas, como Robótica, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Sensing, Computação em nuvem e Comunicação da Máquina.
Leia mais:
A linha de crédito vem em ‘Great Time’ e pode estimular investimentos, diz o presidente da Abimaq
O FIESP aprova uma nova linha de crédito anunciada pelo governo “com condições financeiras mais competitivas”
Como será a divisão de recursos
- BNDES – Indústria de Crédito 4.0: terá R $ 10 bilhões disponível. O foco é financiar investimentos em bens de capital que incorporam tecnologias digitais e de automação, todas credenciadas no BNDES.
- Finep – difusão tecnológica: vai contar com R $ 2 bilhões destinado exclusivamente para empresas que precisam modernizar os parques industriais nas regiões Norte, nordeste e meio -oestecom o objetivo de reduzir as assimetrias regionais e apoiar o setor nacional de bens de capital.
Quem pode acessar
- Micro, pequenas e médias empresas (MPMES): Projetos de até R $ 50 milhões Pode ser financiado pela rede Banks credenciada pelo BNDES.
- Empresas médias e grandes: Projetos de até R $ 300 milhões pode ser financiado diretamente com o BNDES.
- Fabricantes de máquinas e equipamentos 4.0: Eles também podem obter financiamento para comercializar seus equipamentos credenciados, no valor de até R $ 300 milhões.
Condições de financiamento
O custo financeiro resultará da combinação de Taxa referencial (TR) e taxas de mercado, com juros que não excederão 8,5% ao ano. Segundo BNDES, isso representa uma redução média de 6% Em relação ao que micro, pequenas e médias empresas pagam atualmente pelo financiamento.
Todos Bancos credenciados por BNDes será capaz de repassar os recursos. Se não for possível, o próprio banco poderá operar diretamente o crédito.
Quando começa
Segundo o presidente da BNDES, Aloiizio MercadanteA previsão é que os primeiros créditos começam a ser aprovados de 15 de setembro de 2025.
Por que a medida é importante
Estudos mostram que o Parque brasileiro opera, em média, com máquinas de 14 anosO que reduz a produtividade, aumenta os custos de manutenção e o consumo de energia. Sobre 38% do equipamento industrial do país Eles já estão próximos ou além do ciclo de vida ideal estabelecido pelos fabricantes.
A iniciativa faz parte do Planeje mais produção (P+P)que integra a política industrial Nova indústria Brasil (NIB)e procura modernizar a base produtiva nacional, espalhar a tecnologia e aumentar a competitividade do país.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings