O ministro das Finanças, Fernando Haddaddisse na sexta -feira (1º) que “tentou contato frequente com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent”, na tentativa de reabrir o diálogo institucional entre os dois países, em meio ao aumento das tarifas nas exportações brasileiras e as sanções impostas contra o ministro do Supremo Tribunal Alexandre de Moraes.
“Desde que ele estava na Europa, estávamos entrando em contato todos os dias, mostrando vontade de conversar”, disse Haddad na porta do Ministério das Finanças.
Segundo o ministro, “Ele [Bessent] É uma figura central. Seu secretariado tem uma dimensão política muito importante, então ele não cuida apenas da economia. Haddad também afirmou que “existem aspectos das decisões de Donald Trump que são deliberadamente decisões políticas” e que, portanto, Bessent “desempenha um papel importante para esse diálogo. “
O ministro apontou que o objetivo é ajudar o governo dos EUA “a entender como as instituições brasileiras e os limites que o executivo tem do ponto de vista constitucional e harmonia entre os poderes trabalha”.
“O executivo tem limites constitucionais. Ele não pode tomar medidas inconcebíveis de acordo com nossas práticas democráticas”, afirmou. “Isso precisa ser entendido a partir daí, para que não haja visão errada do que está acontecendo”, acrescentou.
Tarifas e margem para negociação
No mesmo dia, aplicou sanções a Moraes com base na lei de Magnitsky, o governo Trump oficializou 50% de tarifas sobre produtos brasileiros A partir de 6 de agosto. No entanto, uma lista de quase 700 exceções reduziu o impacto para 44,6% das exportações brasileiras, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Setores como aeronaves, etanol e café industrializado foram deixados de fora da nova taxa, que é interpretada pelo governo brasileiro como um sinal de que ainda há margem para negociação com Washington.
Preocupação institucional
Para Haddad, é importante que o governo Trump “não confunda decisões do judiciário brasileiro com ações do governo federal”. O ministro enfatizou que “o executivo tem limites constitucionais” e que “não pode tomar medidas inconcebíveis de acordo com nossas práticas democráticas”.
“Isso precisa ser entendido a partir daí, para que não haja visão errada do que está acontecendo”, concluiu.
Embora ainda não haja uma reunião programada entre Haddad e Bessent, a fazenda ainda está trabalhando para manter os canais de diálogo do Tesouro dos EUA abertos, diante da escalada de tensão entre os dois países.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings