A imposição de uma tarifa de 39% pelos Estados Unidos sobre as importações de Suíça Isso causou um choque entre os fabricantes e as autoridades do país, que agora buscam uma solução negociada com o governo Trump antes que a medida entrasse em vigor em 7 de agosto.
A decisão anunciada por Donald Trump aumentou a tarifa de importação sobre produtos suíços de um nível proposto inicialmente de 31% para 39% – mais que o dobro 15% da tarifa aplicada à maioria dos países da União Europeia.
É um golpe duro para a economia suíça, fortemente dependente das exportações. Os EUA são o principal destino para produtos como Relógios, jóias e chocolates Suíço.
“É um choque enorme para a nossa indústria e para todo o país. Estamos realmente surpresos”, disse Jean-Philippe Kohl, vice-diretor da Swissmem, uma entidade que representa os setores de engenharia mecânica e elétrica.
Críticas à arbitrariedade e medo por empregos
Para a indústria suíça, a medida não tem base racional. “As tarifas não têm critério lógico e são totalmente arbitrárias. Eles dificilmente atingem a indústria suíça, especialmente porque nossos concorrentes da UE no Reino Unido e no Japão enfrentam taxas muito mais baixas”, disse Kohl.
Swissmechanicentidade que representa pequenas e médias empresas, alertou que Dezenas de milhares de empregos estão em risco e que a medida compromete o futuro da Suíça como um centro industrial.
Apesar do impacto generalizado, o setor farmacêutico Suíço – que inclui gigantes como Pedra e Novartis – foi deixado de fora da tarifa de 39%Pelo menos por enquanto. “As autoridades suíças entenderam que o setor farmacêutico não será incluído na nova taxa”, disse um porta -voz do Ministério da Economia.
Mesmo assim, o setor permanece sob pressão dos EUA para reduzir os preços. A associação Interpharma Ele disse que é “crucial manter as negociações com os EUA para reduzir as taxas gerais e evitar taxas específicas em produtos farmacêuticos”.
O governo diz que tem um acordo preliminar
O ministro das Relações Exteriores da Suíça, Ignazio Cassis, disse que as conversas com Washington continuam. “Não estamos desanimados e continuamos a procurar um acordo que beneficie os dois lados”, disse ele durante um evento para o Dia Nacional da Suíça.
As fontes do governo suíço afirmam que houve um esboço aprovado no início de julho, após negociações intensas, mas Trump decidiu unilateralmente impor tarifas sem validar a compreensão.
De acordo com o Ministério das Finanças, o anúncio atual diverge significativamente do rascunho conjunto aprovado em 4 de julho, embora os detalhes não tenham sido revelados.
Impacto econômico direto
Suíça é o Sétimo maior investidor direto nos EUAcom mais de US $ 300 bilhões aplicadosque apóiam cerca de meio milhão de empregos no território dos EUA.
Em 2024, a Suíça exportou sobre 65 bilhões de francos suíços (US $ 80 bilhões) para os EUA, o equivalente a um sexto de suas exportações totaiscom um superávit comercial de quase 38,7 bilhões de francos em mercadorias. No setor de serviços, a Suíça registrou um déficit de 20,4 bilhões de francos com os americanos.
O mercado dos EUA é o maior destino estrangeiro para Relógios suíçoscom 16,8% das exportações do setortotalizando 4,4 bilhões de francos Em 2024, de acordo com a Federação da Indústria de Timings de Vigia.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings