O ex -senador e ex -ministro da Agricultura, Kátia Abreu, criticou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros.
“É inviável com 50% para vender para os Estados Unidos. É inviável”, disse o ex -ministro em entrevista a Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado. Segundo ela, a medida afeta os setores estratégicos do agronegócio brasileiro e também terá consequências para os produtores e consumidores dos EUA.
Impacto tarifário e econômico
Kátia Abreu explicou que a medida afeta diretamente produtos como café, suco de laranja, minério de ferro e frutas exportadas pelo nordeste. Segundo o ex -senador, São Paulo será o estado mais prejudicado, representando 30% das exportações brasileiras para os Estados Unidos. “Se eu fosse governador Tarcisio, não ficaria tão feliz”, disse ele.
Questionado sobre as possibilidades de redirecionar as exportações, Kátia afirmou que o Brasil precisará procurar novos mercados, citando negociações em andamento com os países da União Europeia e do BRICS. Ela também destacou o avanço dos acordos com o Japão e a China para expandir as exportações de etanol.
Para café e cacau, os produtos que enfrentam preços no mercado internacional, a expectativa é que o Brasil encontre compradores com relativa facilidade. “Isso sofrerá menos produtores de café e cacau, porque eles encontrarão mercados facilmente”, disse ele.
Leia mais:
A taxa de 50% é insustentável do ponto de vista econômico e político, diz Haddad
Dados oficiais contradizem Trump e apontam que os EUA têm superávit comercial com o Brasil
A tarifa dos EUA para o Brasil é “política” e pode afetar os setores estratégicos, analisa o pesquisador da FGV IBRE
Relacionamento comercial e cenário internacional
Durante a entrevista, Kátia Abreu criticou o argumento de Trump de que o relacionamento comercial entre os dois países seria desonesto. Ela lembrou que há 17 anos, os Estados Unidos estão vendendo mais para o Brasil do que as exportações do Brasil para os americanos.
O ex -ministro também associou a decisão de Trump à recente reunião do BRIC realizada no Brasil, um evento que, segundo ela, incomodou o presidente dos EUA. “Para mim, o pano de fundo é essa tributação, mas também irritação com o crescimento do BRICS, o que significa 50% da população mundial e 40% do PIB mundial”, disse ele.
Mercadorias e preço interno
O ex -ministro foi questionado sobre os efeitos da tarifa no preço das commodities no Brasil. Ele explicou que os valores são estabelecidos em bolsas de estudo internacionais, mas que situações de excedente ou escassez podem gerar oscilações. “É claro que os preços cairão quando houver excedente e, portanto, a bolsa de estudos também deve recuar”, disse ele.
Para Kátia, a medida deve obrigar o governo e os exportadores brasileiros a reagir de maneira rápida e estrategicamente. “Agora precisamos encontrar alternativas e não chorar dentro de casa”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings