São Paulo-Ibovespa abriu em zero a zero na manhã de sexta-feira, 4, e logo migrou para o negativo, refletindo o retiro de petróleo e sacos europeus. Hoje, a liquidez promete ser baixa novamente em B3, devido ao fechamento dos mercados dos EUA, devido ao feriado do Dia da Independência e à agenda global esvaziada. Aqui, apenas o balanço comercial de junho será lançado.
Em seguida, o índice foi para as máximas positivas e renovadas na faixa de 141 mil pontos, em meio à decisão do ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte. Moraes determinou a suspensão dos efeitos dos decretos do governo de Lula sobre o aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF) e o decreto legislativo que derrubou a medida do governo.
Tomando a decisão, Moraes citou o que o “choque indesejável entre medidas executivas e legislativas, com declarações antagônicas sucessivas e repetidas, contradiz fortemente o princípio constitucional que“ determina a independência dos poderes e requer harmonia entre ”.
“É uma decisão positiva de neutro”, aponta o estrategista -chefe do Laatus Group, Jefferson Laatus.
Para Laatus, “já estava com preços. Moraes era peixe -gato, encharcado. Em teoria, ele desagradou o governo ao derrubar o IOF. Ao mesmo tempo, agradou ao governo, derrubando a decisão do Congresso. Assim, é neutro”, explica ele, acrescentando que literalmente o caso retorna de deixar zero.
Também na avaliação de Bruno Takeo, estrategista da capital do Potenza, com essa decisão, o ministro Moraes parece ter preferido não quebrar nem com o governo, nem com o Congresso. Segundo ele, a decisão pode ser bem considerada, mas agora ele diz, o governo precisa repensar e propor algo novo.
Na quinta -feira, 3, embora Ibovespa tenha encerrado a sessão sem precedentes em 140.927,86 pontos, um aumento de 1,35%, o volume negociado foi de US $ 16,5 bilhões, abaixo da média diária de cerca de US $ 20 bilhões, em meio ao fechamento de negócios no início dos Estados Unidos.
Com uma perspectiva de perda de liquidez e referência de preço, além da fragilidade externa, o índice Bovespa pode executar parte dos lucros recentes, de acordo com Alvaro Bandeira, coordenador econômico do Apimec Brasil.
O petróleo cai quase 1% nesta manhã e o minério de ferro fechou 0,62% na sexta -feira em Dalian, China. A Petrobras deu entre 0,09% (PN) e 0,20% (ON), enquanto vale a pena subir 0,16% às 11:16.
Ibovespa tende a fechar a semana com considerável apreço. Até o horário mencionado acima, a elevação acumulada de 3,19% no período, após atribuir 0,18% na semana passada.
No exterior, as negociações tarifárias dos EUA permanecem no radar dos investidores. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta -feira que espera anunciar mais acordos comerciais semelhantes ao pacto assinado com o Vietnã como o período de 9 de julho para concluir as abordagens de negociações tarifárias. Trump também afirmou que enviará cartas individuais com informações sobre tarifas que cada parceiro comercial pagará. No meio dessa abordagem, as malas européias caem.
“Isso, em particular, deixa os agentes da União Europeia em alerta, pois ainda não há sinais de acordo entre as partes”, diz Silvio Campos Netro, economista sênior da Trends Consultoria, em comunicado.
Na tarde de sexta -feira, o republicano assinará sua conta de orçamento em cerimônia e, no Brasil, o balanço comercial de junho será lançado.
Às 11:20, o IBovespa subiu 0,23%em 141.254,96 pontos no máximo, depois de cair 0,23%no mínimo em 140.596,75 pontos, vindo de 140.927,86 pontos, com variação zero. Algumas ações de grandes bancos foram para o caso positivo de Itaú Unibanco (0,58%) e BB (0,76%) após a decisão de Moraes.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings