Após a suspensão do Primeiro Ministro da Tailândia, PAETONGTARN SHINAWATRANa terça -feira, por decisão do Tribunal Constitucional do país, os analistas projetam um futuro conturbado para a nação do Sudeste Asiático.
Paetongtarn foi removido depois que o tribunal aceitou uma petição assinada por 36 senadores que a acusam de desonestidade e violação de padrões éticos.
A decisão foi motivada por um vazamento de um telefonema entre Paetongtarn e o ex -primeiro -ministro do Camboja, Hun Sen. Na gravação, ela teria criticado um comandante militar tailandês responsável por uma disputa de fronteira com o país vizinho, enquanto, segundo os críticos, estava tentando agradar o líder do Camboja.
A estreia suspensa agora tem 15 dias para responder às acusações. O atual primeiro -ministro interino, Phumtham Wechayachai, é o sexto a ocupar a posição em apenas dois anos.
Leia também:
Tailândia começará as negociações comerciais com os EUA nesta semana: Ministro das Finanças
Tailândia se torna um assunto nas redes sociais após a estréia de ‘The White Lotus’
Tailândia poderá negociar taxas com os EUA, diz o Ministro do Comércio
“Não vejo chance de ela voltar ao cargo, porque agora há um esforço coordenado entre os militares e seus aliados para acabar com o Shinawatra, especialmente Thaksin”, disse Joshua Kurlantzick, pesquisador sênior do sudeste e sul da Ásia no Conselho de Relações Exteriores, CNBC.
Kurlantzick se referiu a Thaksin Shinawatra, pai de Paetongtarn e primeiro -ministro da Tailândia entre 2001 e 2006. A irmã mais nova de Thaksin, Yingluck Shinawatra, também foi o primeiro ministro do país de 2011 a 2014.
As consequências do telefonema vazado levaram Bhumjaithai, o segundo maior partido da coalizão que regulamenta, a abandonar a aliança, deixando Paetongtarn com uma maioria mínima na baixa câmara do Parlamento.
Embora ainda seja possível para o Partido Pheu Thai de Shinawatra continuar no poder por enquanto, Kurlantzick avalia que o governo é “extremamente instável” e pode desmoronar “em um ou dois meses”. Segundo ele, Pheu Thai “é extremamente impopular”.
Sreepana Banerjee, pesquisador associado da Observer Research Foundation, disse à CNBC que, mesmo que Paetongtarn retorne ao cargo, “sua autoridade e coalizão permanecerão frágeis”.
A instabilidade prejudica a recuperação
A instabilidade política pode atrapalhar os esforços da Tailândia para reaquecer a economia, que enfrenta um desempenho ruim do turismo e as tarifas iminentes do governo Trump.
Banerjee apontou que, sem liderança estável, “a capacidade da Tailândia de responder firmemente a pressões econômicas externas, como possíveis tarifas dos EUA, será limitada”.
De acordo com as tarifas “recíprocas” anunciadas pelo presidente Donald Trump em abril, a Tailândia pode ser alvo de uma taxa de 36% se não houver acordo com os Estados Unidos até 9 de julho, quando a suspensão de 90 dias imposta por Trump expirar.
O pesquisador também observou que, embora o país mantenha as políticas governamentais de Paetongtarn, com foco em estímulos e competitividade nas exportações, a ausência de liderança forte pode dificultar a implementação dessas medidas e complica as negociações comerciais.
“A confiança dos investidores pode enfraquecer, e a lentidão da burocracia pode atrasar as respostas cruciais exatamente quando a Tailândia precisa de uma direção clara e coordenação para reviver sua economia estagnada”.
Na quinta -feira, o Banco Mundial revisou fortemente a projeção de crescimento da Tailândia até 2025 de 2,9% para 1,8%. A previsão para 2026 também caiu de 2,7% para 1,7%.
A economia tailandesa cresceu 3,1% no primeiro trimestre de 2025 no mesmo período do ano anterior e 2,5% ao longo de 2024.
O pessimismo também é visível nos mercados: o cenário do país se acumula de cerca de 20% no ano.
Paul Gamble, co -fundador do Grupo de Consultoria Financeira do MBMG Group, disse ao programa Squawk Box da CNBC que as tarifas podem não ser o maior problema do país. Para ele, as questões domésticas prevalecem.
“Vários problemas estruturais de longo prazo estão surgidos no pior momento possível para a Tailândia”.
Embora a dívida das famílias esteja no nível mais baixo em cinco anos, a relação entre dívida e PIB permanece maior do que em outros países do sudeste da Ásia, o que levanta preocupações sobre o consumo e o crescimento econômico.
O setor de turismo, essencial para a economia, também sofre pressão. Nos primeiros seis meses de 2025, o número total de visitantes caiu 12% no mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do governo. O número de turistas da China, Mercado principal da TailândiaEle recuou 34% no mesmo intervalo.
A imprensa local informou que o país deve estar abaixo do objetivo de 39 milhões de turistas até 2025, de acordo com a Associação de Agentes de Travels da Tailândia.
Status quo
A paralisia política deve continuar por algum tempo, disse CFR Kurlantzick.
Em 2023, o partido avançado, liderado pelo carismático Pita Limjaroenrat, surpreendeu a elite militar e monarquista com uma vitória eleitoral.
No entanto, o partido não conseguiu formar o governo devido à oposição do Senado, nomeada pelos militares, à sua campanha para reformar a lei da Tailândia Lesa-Majesty. Um ano depois, o avanço foi dissolvido pelo Tribunal Constitucional, levando à formação do Partido Popular, hoje a principal força da oposição.
“Talvez, com o tempo, algum tipo de coalizão mais palatável surja para os militares no Parlamento. Talvez haja uma nova eleição, e os militares de tentar impedir que a oposição atinja a maioria”, disse Kurlantzick.
As apostas da MBMG comentaram: “A turbulência política interna na Tailândia não é nova. Para ser sincero, isso se tornou o padrão aqui”.
“Podemos ter uma troca do primeiro -ministro. Podemos ver mudanças significativas no parlamento, no escritório. Mas acho que tudo continuará da mesma maneira que de costume: o mesmo jogo que de costume”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.