Um dos conselhos de carreira mais comuns que os jovens profissionais recebem é: encontre um mentor. Mas nem sempre é fácil saber por onde começar. Deborah Heiser, psicóloga de desenvolvimento aplicado e autora de The Mentorship Edge, tem uma sugestão simples de inseguro recém -formado: “Basta entrar em contato”.
A maioria das pessoas reage positivamente quando procurada para dar conselhos profissionais – “mesmo que estejam em posições muito altas”, diz Heiser.
Segundo ela, que também é a fundadora do Projeto Mentor, nunca é muito cedo para começar a se conectar com pessoas em sua área.
“Muitas pessoas que estão começando acham que precisam conseguir seu emprego primeiro e depois encontrar um mentor”, diz ele. “Mas, na verdade, enquanto você ainda está procurando, este já é o momento ideal para reunir seus mentores”.
Em seguida, Heiser compartilha suas melhores dicas para jovens profissionais para criar relacionamentos de orientação:
Não tenha medo de enviar um e -mail “frio”
Durante a busca de um emprego, Heiser recomenda participar de grupos de rede e eventos locais em seu setor. Se você tiver uma conversa interessante com alguém nessas reuniões, entrar em contato mais tarde para marcar uma nova conversa é uma ótima maneira de fortalecer a conexão.
Depois de conseguir um lugar, vale a pena dar uma olhada no diretório de email da empresa. “Descubra quem faz algo interessante”, diz Heiser, e envie uma mensagem simples e amigável.
“Você não precisa dizer ‘olá, estou procurando um relacionamento de mente para a vida’ ‘”, explica ele. “Pode ser algo como: ‘Você pode me mostrar como as coisas funcionam aqui? Você tem algum conselho para quem está começando?’
Procurar novas pessoas pode parecer intimidador, mas Heiser enfatiza que a maioria está lisonjeada para ser procurada para dar orientação.
“Nunca ouvi falar de alguém que recebeu uma resposta negativa enviando esse tipo de e -mail”, diz ele.
Saiba que a orientação beneficia os dois lados
Muitos jovens profissionais não percebem que Mentor também tem muito a oferecer, de acordo com Heiser.
“Muitas vezes, Mentor acha que não tem valor e existe apenas para receber algo do mentor”, diz ele. “Mas, de fato, oferece validação ao mentor. Dá a sensação de ser visto, de ser importante, de ter valor”.
Para o mentor, ver o crescimento do mentor já pode ser uma recompensa. Além disso, à medida que o mentor avança em sua carreira, ele pode transmitir o aprendizado para a próxima geração.
Nem toda a orientação ocorre entre colegas de diferentes gerações, mas, de acordo com Heiser, esse tipo de troca intergeracional pode expandir as visões de mundo.
“O grande benefício é que a geração mais antiga começa a entender o ponto de vista do mais jovem e vice-versa”, diz ela.
Conecte -se com seus colegas
Quando você ouve a palavra “mentor”, é comum pensar em um profissional mais velho e experiente. Mas, de acordo com Heiser, colegas da mesma faixa etária também podem ser recursos valiosos – algo que ela chama de “orientação lateral”.
Se você já ajudou um colega de classe em um projeto ou pediu uma nova perspectiva para um co -trabalhador, experimentou orientação lateral.
“Isso é o quanto do mundo teve seu maior impacto”, diz ele, citando o exemplo de Steve Jobs e Steve Wozniak, a dupla que fundou a Apple. “Todo empreendedor pratica orientação lateral”.
Às vezes, os melhores relacionamentos de orientação vêm de seu próprio círculo social, diz Heiser.
Os jovens profissionais geralmente têm “mais conexões do que sabem”, mas tendem a ignorar o potencial de orientação que existe entre os próprios colegas.
“Seu círculo de mentores laterais é um dos mais poderosos que você pode ter”, diz ele. “Isso vai te levar embora.”
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.