Na quinta -feira (15), o Walmart divulgou outro trimestre sólido, impulsionado pelos ganhos de vendas nos Estados Unidos, mas alertou sobre preços mais altos e incerteza contínua sobre as tarifas do presidente Donald Trump.
“Faremos o possível para manter nossos preços o mais baixo possível, mas, dada a magnitude das tarifas, mesmo com níveis reduzidos, não seremos capazes de absorver toda a pressão”, disse Doug McMillon em uma teleconferência com analistas.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra tarifária
As ações devem ser abertas na queda do foco em notícias corporativas e dados econômicos
Fed Powell, alerta taxas de juros mais altas a longo prazo em meio a choques de suprimentos que desafiam a política monetária
Os executivos do Walmart comemoraram a redução da guerra comercial dos EUA e da China, anunciados no início desta semana, mas disseram que as taxas na China permanecem muito altas. As tarifas têm um impacto particularmente forte em itens como eletrônicos e brinquedos.
Além disso, McMillon sinalizou tarifas sobre países como Costa Rica, Peru e Colômbia para itens como bananas, abacates, café e rosas.
“Faremos o possível para controlar o que pudermos para manter os preços dos alimentos o mais baixo possível”, disse McMillon.
Os comentários foram feitos depois que o Walmart registrou lucros de US $ 4,5 bilhões, uma queda de 12,1% no mesmo período do ano passado, mas excedendo as expectativas dos analistas. A receita aumentou 2,5%, para US $ 165,6 bilhões.
A gigante do varejo registrou um aumento de 4,5% nas vendas comparáveis do primeiro trimestre nas lojas Walmart nos EUA, aumentando outro desempenho robusto no setor de alimentos.
McMillon afirmou que a escala do Walmart permite que ele absorva taxas em alguns itens sem transmiti -los aos consumidores. Em alguns casos, os fornecedores migraram para materiais sem tarifas, como fibra de vidro em vez de alumínio, que tem uma tarifa.
Além da China, o Walmart é fortemente importante para os Estados Unidos do México, Vietnã, Índia e Canadá. O governo de Trump está em várias etapas comerciais após o anúncio abrangente do presidente em 2 de abril, que afetou todos os parceiros de negócios dos EUA.
Embora tenha mantido suas projeções durante todo o ano, a empresa não ofereceu uma previsão de lucro para o segundo trimestre, citando incertezas sobre a política comercial dos EUA.
“Dada a natureza dinâmica do cenário e a gama de resultados de curto prazo, extremamente largos e difíceis de prever, achamos melhor não fornecer uma previsão específica para o crescimento do crescimento e lucro da receita por ação no segundo trimestre”, disse o diretor financeiro John David Rainey em uma apresentação.
Neil Saunders, diretor administrativo da Globaldata, disse que o Walmart estava melhor posicionado do que outros varejistas no meio das tarifas devido à importância dos alimentos, uma categoria em que “os consumidores continuarão a priorizar os gastos por necessidade”, disse ele em comunicado.
“Embora as ondas causadas pelas tarifas agora pareçam mais calmas, seria incorreto supor que as águas estejam completamente seguras. Haverá muitos outros distúrbios pela frente”, disse Saunders, acrescentando que o Walmart é “um dos navios robustos” do varejo.
As ações caíram 0,7% antes do mercado.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings