Esperando que os líderes da Ucrânia e da Rússia se reunissem para negociações de paz na Turquia na quinta -feira ficaram frustradas quando o líder do Kremlin, Vladimir Putin, e seu colega da Casa Branca, Donald Trump, optaram por não viajar.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy foi pressionado por Trump a participar das negociações em Istambul, mas disse que o faria apenas se o presidente russo estivesse presente.
O presidente russo Putin sinalizou no domingo passado que estava disposto a manter “negociações diretas” com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “sem qualquer prévia” em Istambul nesta semana.
No entanto, o líder russo não confirmou que participaria pessoalmente das negociações, e o nome de Putin estava notavelmente ausente quando Kremlin confirmou a delegação que ele enviaria a Istambul na noite de quarta -feira.
Kremlin foi reservado para a presença do presidente russo nas negociações, com o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, evitando as perguntas dos repórteres sobre o assunto. Questionado na quarta -feira se Putin viajaria para a Turquia, o porta -voz respondeu que o presidente teria “reuniões de trabalho”.
Peskov ficou enfático na quinta -feira, no entanto, dizendo não “não” quando perguntado se Putin participaria das negociações.
A delegação russa é liderada pelo consultor presidencial Vladimir Medinsky e inclui o ministro das Relações Exteriores Mikhail Galuzin, vice -ministro da Defesa Alexander Fomin, bem como o oficial militar Igor Kostyukov. Apesar da ausência de Putin, Kremlin disse que o presidente realizou uma reunião noturna com várias autoridades russas altas para discutir negociações.
Após o anúncio do Kremlin, um funcionário da Alta Casa Branca disse à NBC News que os EUA se divertiram, Steve Witkoff e Keith Kellogg, bem como o secretário de Estado Marco Rubio, viajariam para Istambul para conversar – enquanto Trump não viajava para a Turquia.
Zelenskyy, da Ucrânia, expressou ceticismo sobre as negociações desta semana, comentando na quarta -feira que ele ainda estava “esperando para ver quem virá da Rússia e depois decidirei quais medidas a Ucrânia deve tomar. Até agora, seus sinais na mídia não são convincentes”, disse ele na plataforma de mídia social X.
Kiev foi pressionado a participar das discussões depois que Trump disse no domingo que a Ucrânia deveria concordar em encontrar a Rússia “imediatamente”.
“Pelo menos eles poderão determinar se um acordo é possível ou não”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social.
“Caso contrário, os líderes europeus e os EUA saberão onde está tudo e podem fazê -lo!” Trump disse que estava “começando a duvidar que a Ucrânia faria um acordo com Putin” antes de exclamar: “Tenha a reunião agora !!!”
Não se sabe se Zelenskyy ainda participará das negociações agora que Putin e Trump não estarão presentes.
Andrii Yermak, chefe do escritório de Zelenskyy, deveria participar das negociações, mas não houve confirmação oficial de sua participação. Zelenskyy deve se encontrar com o presidente turco Erdogan em Ancara na quinta -feira.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.