Qual é o custo real das tarifas? É discutível – não apenas para preconceitos políticos, mas também porque está longe de ser simples calcular quanto consumidores fiscais acabam pagando.
Mesmo assim, é possível estimar quanto o preço dos itens comuns pode aumentar com as várias propostas tarifárias do presidente Donald Trump. Para produtos como roupas importadas da China e do Vietnã, os consumidores dos EUA podem ter que pagar muito mais.
Para ilustrar, o grupo de consultoria de varejo Alixparters criou modelos de preços exclusivamente para a CNBC, analisando o preço de um menu e os sapatos masculinos fabricados na China e no Vietnã antes e após o anúncio tarifário “recíproco” de Trump em 2 de abril. A estimativa prevê que o varejista mantém os níveis anteriores de lucratividade e não utilize as estratégias de cesudos.
Com a taxa atual de 30%, o preço de um suéter masculino de algodão e um par de sapatos masculinos na China aumentaria cerca de 19%, segundo a Alixparters. Se Trump implementasse a tarifa de 145% nas importações da China, atualmente suspensa, o preço desses mesmos blusas ou sapatos aumentaria cerca de 90%.
Usando a taxa atual de 10% nos produtos do Vietnã, o preço de um suéter e sapato aumentaria cerca de 8%. Mas com a taxa de 46%, agora suspensa, proposta anteriormente por Trump, o preço desses itens aumentaria cerca de 35% cada.
Os modelos não capturam exatamente como as tarifas afetarão os consumidores. Ainda assim, eles apontam que as taxas, mesmo nos níveis atuais, podem ter um impacto significativo nas famílias americanas.
Os consumidores podem não ver aumentos de preços tão grandes por vários motivos. A maioria dos principais varejistas está usando várias estratégias para compensar o máximo possível o custo das tarifas: o CEO da Target Brian Cornell, por exemplo, disse aos repórteres que os preços crescentes seriam a última opção da empresa.
As taxas finais também podem acabar sendo menores do que as usadas nos modelos.
Os varejistas geralmente não querem aumentar os preços porque reduz a demanda. Mas eles também têm o dever fiduciário de os acionistas permanecerem lucrativos. Com as taxas de tarifas que Trump anunciou em 2 de abril para cerca de 60 parceiros de negócios dos EUA, não há muito espaço para os varejistas do país “comer” – como sugeriu Trump – quando o lucro operacional é de cerca de 5%.
O suor masculino feito na China
A AlixPartners calculou os custos estimados adicionando despesas como produção, impostos, tarifas e logística. Veja como isso se decompõe.
Antes de 2 de abril, um suéter masculino de algodão 100% feito na China custou inicialmente US $ 6,80 para produzir. Uma tarifa e um imposto total de 41,5% já estavam em vigor a esse suéter nos EUA, adicionando US $ 2,82. Além disso, há o custo de logística e suprimento, que é outros 95 centavos.
Juntos, o total de “custo de fabricação deste suéter foi de US $ 10,57. Com uma meta típica de margem bruta de 65%, o preço de varejo antes de 2 de abril seria de US $ 30.
O gráfico abaixo ilustra como as taxas atuais e os impostos mais altos possíveis afetariam esses custos.

Usando a mesma margem de 65%, um consumidor pagaria um novo preço de US $ 35,79 na política atual, um aumento de 19%. Com uma taxa total de 145% em vigor, o preço dispararia para US $ 57,97 ou um aumento de 93% em relação a 2 de abril para o mesmo suéter masculino.
Sapatos masculinos feitos no Vietnã
Embora os níveis tarifários atuais e propostos para o Vietnã não sejam tão altos quanto os da China, as taxas ainda podem representar um grande golpe para os varejistas que compram muitos sapatos no país. Nike
Ele fabrica muitos de seus produtos lá e já anunciou que aumentará os preços – embora não tenha sido responsável pelas tarifas pela medida.
O modelo AlixPartners mostra como as tarifas poderiam mudar o preço dos sapatos fabricados no Vietnã se um varejista aprovou o custo total.
Antes de 2 de abril, um par de sapatos masculinos feitos no Vietnã custou a partir de US $ 29,50. Uma taxa total de 20% já estava em vigor para os calçados enviados aos EUA, adicionando US $ 5,90 ao custo. Além disso, há o custo de logística e suprimento, que é de US $ 2,36.
Juntos, o total de “custo de fabricação deste suéter é de US $ 37,76. Com uma margem bruta típica de 60%, o preço de varejo antes de 2 de abril seria de US $ 95.
Agora, veja o que acontece quando as taxas e propostas atuais são consideradas:

Usando a mesma margem de 60%, um comprador pagaria US $ 102,42 por sapatos sob política atual, um aumento de 8%. Com a tarifa mais alta proposta, o novo preço seria de US $ 129,14, ou um aumento de 36% para o mesmo par de sapatos masculinos em comparação com 2 de abril.
Como os varejistas estão impedindo o pior cenário
Independentemente de onde as tarifas terminassem, as maiores empresas buscam implementar algumas estratégias de mitigação para amortecer o impacto nos preços dos consumidores.
Os varejistas podem mudar seus locais de fabricação para países com taxas mais baixas – embora isso possa levar anos. É possível que os fabricantes estrangeiros possam suportar parte dos custos das tarifas. As empresas também podem alterar o tipo de produtos que comercializam ou ajustam recursos para reduzir o custo. Em alguns casos, os varejistas podem explorar outras eficiências tributárias.
Ainda assim, até o Walmart – o maior varejista de receita do mundo – alertou que pode ser impossível absorver todos os custos das tarifas nos níveis atuais ou taxas mais altas.
Os grupos de lobby de varejo alertam que, independentemente de as empresas transmitirem o valor total das tarifas aos preços pagos pelos consumidores, como em qualquer modelo econômico, ainda há um “custo”.
O modelo de orçamento da Penn Wharton ilustra como, mesmo quando empresas e consumidores compartilham custos tarifários, é provável que as perdas de empregos ocorram à medida que os varejistas tentam reduzir custos e o PIB diminui.
Outro fator complicador ao decifrar o custo real das tarifas é que grandes varejistas como Walmart, Lowe, Target e outros disseram que podem usar a “abordagem do portfólio” para preços. Isso significa que eles poderiam transferir o custo da tarifa para um item cujo aumento é menos perceptível para os consumidores.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.